Medicamentos > Métodos Contraceptivos > Saúde

Entenda como funciona a pílula do dia seguinte e quando usar

Por Redação Doutíssima 23/05/2013

A pílula do dia seguinte trata-se de um medicamento que pode ter eficácia para evitar uma gravidez até cinco dias depois do sexo sem proteção. Mas é fundamental entender que essa é uma medida de emergência e que nunca deve ser usada como método anticoncepcional. Veja a seguir a forma correta e quando é necessário usar essa pílula.

 

Para que serve a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é feita com compostos hormonais concentrados que evitam a fecundação do óvulo. Outro aspecto bem importante a ser destacado é que ela vai prevenir contra a gravidez não planejada, mas não evita nenhum tipo de Doença Sexualmente Transmissível (DST).

pilula do dia seguinte

Pílula com hormônios concentrados deve ser usada como método contraceptivo de emergência. Foto: iStock

Mas em quais situações, então, esse método é indicado? Quando se fala em medida de emergência, significa situações nas quais o preservativo tenha se rompido durante o sexo, quando a mulher esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional habitual ou, o caso mais grave, quando ela tenha sofrido abuso sexual.

O alerta do uso correto da pílula do dia seguinte é feito pelo Ministério da Saúde que afirma que em nenhum momento esse deve ser o método contraceptivo de rotina. Junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde lista três razões que justificam o uso desse tipo de pílula:  

1. Planejamento familiar

Dados do próprio Ministério dão conta de que oito milhões de pessoas não estão satisfeitas com o planejamento familiar, ou com a falta dele. Esses dados se referem a quem, por falta de acesso a métodos anticonceptivos adequados ou por informação e apoio insuficientes para utilizá-los acabara gerando mais filhos do que gostaria de ter.

2. Falhas

Sem exceção alguma, todos os métodos anticoncepcionais falham. Estimativas da OMS apontam ainda que se todas as mulheres usassem métodos anticonceptivos de forma correta e regular, mesmo assim haveria cerca de seis milhões de gestações não planejadas por falha desses métodos.

3. Violência

Nem sempre as mulheres têm relações sexuais por vontade própria. O grande número de ocorrência de violência e coibição sexual nas relações conjugais e a gravidez forçada são situações que impedem a livre escolha da mulher.

Como tomar a pílula do dia seguinte

Apesar de a pílula do dia seguinte poder ser ingerida em até cinco dias após o ato sexual sem proteção, a indicação é de que se tome de preferência ainda nas primeiras 72 horas. O método de Yuzpe usa anticonceptivos hormonais orais de uso rotineiro em pílulas anticoncepcionais. Essa técnica consiste na administração associada de estrogênio e progestágeno sintético.

A outra maneira de fazer a anticoncepção de emergência é com o uso de progestágeno isolado, o levonorgestrel. Mas antes de fazer uso de qualquer medida anticonceptiva de emergência, o médico deve ser procurado para orientar da melhor maneira. Nenhuma atitude deve ser tomada sem a supervisão de um profissional qualificado.

Afinal, a mulher pode sofrer com efeitos colaterais depois da administração da pílula do dia seguinte. Os mais comuns são náuseas e vômitos. Também não estão descartadas reações como dores de cabeça, tensão mamária e vertigens, que devem desaparecer em até 24 horas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!