Medicamentos > Saúde

Paracetamol em excesso pode fazer mal ao fígado

Por Redação Doutíssima 05/08/2013

1 remédio

 

Principio ativo de um dos medicamentos de livre compra mais vendidos no brasil, o paracetamol é conhecido como a cura para a inconveniente dor de cabeça e para a febre.  Muitas vezes imaginado como inofensivo para a nossa saúde, o paracetamol tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores e médicos em todo o mundo.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) comprovaram que o uso excessivo de paracetamol pode causar danos graves ao fígado. A ingestão de dosagem acima da recomendada em bula ou por seu médico, mesmo que por poucos dias causam a chamada “overdose escalonada”, diferente da overdose popularmente conhecida, esta se dá quando pequenas overdoses ocorrem diversas vezes ao longo do tempo.  O perigo se dá pelo livre consumo do paracetamol e pela popularização da droga. Os pacientes a utilizam de maneira excessiva e, sem se dar conta, causam essas pequenas overdoses.

Através dessa pesquisa, foi identificado que nos casos que tiveram a overdose escalonada de paracetamol aumentaram suas chances de desenvolver problemas no fígado e cérebro e de precisar de diálise ou ajuda para respirar, com alto risco de morte devido a tais complicações.

O Centro de Assistência Toxicológica  do Hospital das Clínicas de São Paulo, chefiada pelo doutor Anthony Wong também está pesquisando o tema. Wong alerta para os danos no fígado causados mesmo com o uso correto porém contínuo da droga e para o perigo do uso ao mesmo tempo de diferentes medicamentos que contém a substância.

“Falava-se que a lesão do fígado só acontecia com doses excessivas. Cada vez, porém, fica mais claro que essa lesão não ocorre apenas com superdosagens, mas também com doses terapêuticas, as que se usam normalmente. Ou seja, está havendo intoxicação com doses até menores que seis comprimidos por dia. Outro fato é que existem muitos remédios com paracetamol. Quase todos os antigripais, por exemplo, contêm a substância. Alguns antiinflamatórios também. Então, acontece muito de as pessoas usarem medicamento para gripe e tomarem paracetamol para dor de cabeça e febre. Assim, facilmente se ultrapassa a dose máxima de quatro gramas diários recomendada para adultos”, explicou Wong.

Os médicos recomendam que em caso do uso do paracetamol e sua não eficácia, a atitude a ser tomada não é aumentar a dosagem, mas sim buscar um médico para que se entenda a causa do problema e se encontre o medicamento mais adequado.

 

Fonte: Terra saúde, Isto é.