Primeiros Socorros > Saúde

Como agir em caso de queimaduras

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

13_01_15_primeiros_socorros_queimaduras (1)

Pequenas queimaduras costumam curar por conta própria, e tratamento em casa é geralmente suficiente para aliviar os sintomas e promover a cura. Mas se você suspeitar que pode ter uma lesão mais grave, utilize medidas de primeiros socorros enquanto você não chega ao hospital.

Primeiros socorros imediatos para queimaduras

– Primeiro, parar a queima para evitar uma queimadura mais grave.

– Queimaduras de calor: Apague as chamas, cobrindo-as com um cobertor ou água. Se sua roupa pegar fogo, não corra: pare, caia e role no chão para abafar as chamas.

– Queimaduras de Frio: Tente medidas de primeiros socorros para aquecer as áreas. Se pequenas áreas de seu corpo (orelhas, rosto, nariz, dedos), estiverem muito frias ou congeladas, podem ser aquecidas por um sopro de ar quente, colocando-os dentro de suas roupas ou em água morna.

– Queimaduras por líquido escaldante (queimadura térmica): Cobrir com água fria da torneira  por 10 a 20 minutos. Não use gelo.

– Queimaduras elétricas: Depois que a pessoa se separadar da fonte elétrica, verifique a respiração e batimento cardíaco. Se a pessoa não estiver respirando ou não tiver um batimento cardíaco, ligue para a emergência.

– Queimaduras químicas: alimentos naturais, como pimentas que contêm uma substância irritante para a pele, podem causar uma sensação de queimação. Quando ocorre uma queimadura química, o primeiro passo é descobrir o que a causou. Ligue para o Centro de Controle de Intoxicações local para obter mais informações sobre como tratar a queimadura.

– Queimaduras por plástico quente: Cobrir imediatamente com água fria. Em seguida, procure outras lesões. A queimadura pode não ser a única lesão.

– Remova quaisquer jóias ou roupas no local da queimadura. Se a roupa estiver presa à queimadura, não tente removê-la. Cuidadosamente corte todo o tecido ao redor. Remova todas as jóias, pois pode ser difícil de removê-las mais tarde se ocorrer inchaço.

020120111172752

Prepare-se para uma avaliação por um médico

Se você estiver indo para o médico:

– Cubra a queimadura com um pano limpo e seco para reduzir o risco de infecção.

– Não coloque qualquer pomada ou medicamento na área queimada, para que o seu médico possa avaliar corretamente a sua queima.

– Não coloque gelo ou manteiga sobre a área queimada, pois estas medidas não ajudam e podem danificar o tecido da pele.

– É importante proteger uma queimadura enquanto não estiver totalmente curada.

Queimaduras recentemente curadas podem ser sensíveis à temperatura. Elas precisam ser protegidas contra o frio, porque a área queimada é mais propensa a desenvolver queimaduras.

A área recém-queimada pode sofrer queimaduras solares facilmente. Um fator de proteção solar de alto (FPS, pelo menos, 30) deverá ser utilizado para o primeiro ano após uma queimadura para proteger a pele nova.

Não fume. Fumar diminui a cicatrização, porque diminui o fornecimento de sangue e atrasa a reparação tecidual.

Os sintomas a serem observados durante o tratamento em casa

Chame o seu médico se alguma das seguintes situações acontecer durante o tratamento em casa:

– Desenvolvimento de dor, limitação de movimento ou dormência.

– Dificuldade em respirar.

– Sinais de infecção.

– Os sintomas tornam-se mais graves e freqüentes.

Fonte: Web MD