Primeiros Socorros

Vertigem pode gerar problemas mais sérios

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Vertigem é a sensação de rotação, ou seja, o indivíduo sente que o ambiente está rodando ou que ele está girando em relação ao ambiente. As causas graves de vertigem, como os tumores (neurinomas), são mais raras, mas devem sempre ser investigadas por um especialista.

Vertigem associada a sintomas

Normalmente, é associada a outros sintomas, como impulsão (sensação do corpo empurrado ou arremessado para o espaço), osciloscopia (ilusão visual de movimento para frente e para trás), náuseas e vômitos.

Vertigem é um tipo de tontura, caracterizada pela sensação de rotação do espaço. Foto: Shutterstock

Vertigem é um tipo de tontura, caracterizada pela sensação de rotação do espaço. Foto: Shutterstock

Diferenças entre vertigem e tontura

Algumas pessoas acreditam que tontura e vertigem são a mesma coisa, porém, isto é errado. Esta é um tipo de tontura, caracterizada pela sensação de rotação do espaço. Dessa forma, pode ser entendida como uma tontura, mas nem toda tontura é uma vertigem. É importante estar atento à frequência com que os sintomas se manifestam.

A vertigem também pode estar presente em doenças vasculares, como isquemia e infarto, enxaqueca, traumatismo, infecções, entre outras. Para aliviar os sintomas, o indivíduo deve se deitar e relaxar, evitar movimento extremo com a cabeça e a fixação do olhar. É importante lembrar ainda que alguns medicamentos também podem apresentar efeitos colaterais como a tontura.

Diagnóstico da vertigem

O diagnóstico é feito de acordo com o histórico clínico do paciente. O médico deve prestar atenção ao início da vertigem e a duração dos sintomas, além de identificar se existem sintomas como zumbidos no ouvido e perda auditiva.

As causas da doença podem ser identificadas por meio de exames físicos e clínicos, bem como exames neurológicos, testes de audição, testes de campo visual, ataxia, disartria, diplopia, anormalidades de nervos cranianos e hemograma completo.

A tontura e a vertigem também podem ser sintomas de hipoglicemia, de hipotensão ou de uma síncope, o que nada têm a ver com o labirinto. É o caso do indivíduo que passa sentado muito tempo e na mesma posição, tendo uma queda nos níveis de açúcar e sentindo se mal e com náusea.

Tratamento da vertigem

O tratamento é feito de acordo com as causas da doença e a intensidade dos sintomas. Geralmente, são receitados medicamentos como os anti-histamínicos, anticolinérgicos e fenotiazínicos.

Se houver persistência dos sintomas, como vertigem e desequilíbrio, o paciente poderá se tornar incapacitado, podendo o tratamento proposto não ter sido benéfico ou ter falhado.

Este tipo de paciente é candidato a uma reabilitação vestibular, cujos objetivos estão na diminuição da ocorrência da doença, melhora da função dinâmica diária e restauração da autoestima. A reabilitação consiste em exercícios para habituar o padrão vestibular, exercícios de equilíbrio e de coordenação do paciente.

Vertigem pode ser sinal de doença mais grave

Mesmo sendo uma doença inofensiva, pode indicar outros problemas, como a labirintite. A labirintite é uma doença que pode acometer tanto o equilíbrio quanto a parte auditiva.

Os órgãos responsáveis pelo equilíbrio e pela audição estão situados dentro do ouvido interno e se comunicam com o sistema nervoso central por meio dos nervos da audição e do nervo vestibular.

Doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais e mesmo alterações genéticas podem ocasionar alterações nessas estruturas anatômicas. Essas patologias podem provocar sintomas, como tonturas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!