Primeiros Socorros

Entenda como ajudar uma pessoa em crises de vertigem e tontura

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

Embora provoquem uma sensação parecida, e igualmente incômoda, vertigem e tontura não significam a mesma coisa. A vertigem corresponde a uma ilusão, na qual o corpo parece se mover ou, ainda, existe a impressão de que o ambiente parece estar se movimentando. Nestes casos, a tontura aparece como um dos sintomas da vertigem.

Sinais de vertigem e tontura

De forma frequente, o que se sente durante uma crise de vertigem e tontura é a perda de equilíbrio, a sensação de que tudo está girando, náuseas, vômitos, cefaleia, visão dupla, certos movimentos descoordenados e fraqueza.

vertigem-e-tontura

Em crises de vertigem, a pessoa tem a sensação de que o ambiente se movimenta. Foto: Shutterstock

A vertigem e tontura não escolhem idade ou sexo, embora, tende a aparecer em idosos e em indivíduos que administrem medicamentos para tratamento de doenças cardíacas.

Auxílio na crise de vertigem e tontura

Sabe-se que o período de crise da vertigem e tontura pode durar apenas alguns minutos ou até mesmo algumas horas. Frequentemente, a condição desaparece após alguns dias de forma espontânea, ou seja, mesmo sem tratamento.

Como a causa desta condição, muitas vezes, está ligada a distúrbios cardíacos, como arritmia, infarto e insuficiência, é importante saber como reagir diante de um quadro do tipo. Veja o que fazer diante de uma pessoa em crise de vertigem e tontura:

1. Deite a vítima de barriga para cima, com a cabeça apoiada diretamente no chão;

2. Não a deixe realizar nenhum movimento brusco, em especial com a cabeça;

3. Para ajudar a circulação do sangue a se reestabelecer, afrouxe as roupas da vítima;

4. Busque acalmar a vítima, conversando com ela e explicando que tudo ficará bem;

5. Assim que a crise passar, a vítima poderá procurar atendimento médico;

6. Para conter as crises de vertigem e tontura, pode-se fazer uso de fármacos. Verifique com a vítima se ela toma algum medicamento e se ele está disponível no momento.

Tratamento da vertigem e tontura

A fim de avaliar melhor cada caso de vertigem e tontura, o indicado é ir ao médico com o objetivo de excluir a possibilidade de diagnosticar doenças graves, que podem resultar nos sintomas relatados, determinando, assim, o tratamento mais adequado.

Para se indicar o tratamento, é necessário verificar o fator que vem desencadeando a vertigem e tontura. A depender da causa da vertigem e tontura, o médico pode até sugerir cirurgias.

É bastante comum fazer uso de medicamentos que inibem os sintomas e impedem o desencadear de novas crises. Para se prevenir crises, existem alguns adesivos aplicados sobre a pele e que podem durar vários dias.

Prevenção das crises de vertigem e tontura

As pessoas precisam aprender a identificar situações que provoquem vertigem e tontura, de forma a evitá-las. A grande maioria dos fármacos utilizados no tratamento tem o sono como efeito colateral e, portanto, devem ser evitados, dependendo da situação. Um desencadeador de crises em potencial é o café, que deve ser consumido com cautela, bem como o álcool.

Converse com seu médico diante de crises de vertigem e tontura, evitando deixar que o quadro se agrave e os sintomas sejam decorrentes de uma situação preocupante. Evite se automedicar, uma vez que o uso incorreto de remédios pode, além de piorar seu estado de saúde, também mascarar algo muito mais grave.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

É preciso estar atento: você sabia que tontura pode significar problemas no coração?

3 Remédios caseiros para tontura

Saúde Responde: Tenho zumbido e tenho sentido tontura. O que pode causar esses problemas?

Labirintite