Nutrição

Dieta do UFC: Como perder barriga ?

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

anderson-silva-pesos3-size-598 Foto: Divulgação/UFC

Dieta do UFC: Todo mundo sabe que os lutadores de MMA perdem muitos quilos antes da pesagem oficial das lutas do UFC.

Até 10 quilos podem ser perdidos de uma vez, mas os médicos afirmam que a dieta restritiva não é aconselhada para quem não é atleta de alto rendimento – para os atletas também é perigoso, por isso contam com uma equipe médica para auxiliar na batalha.

O lutador Anderson Silva, por exemplo, tem bastante facilidade em perder peso e consegue diminuir até 16 quilos antes de uma pesagem do UFC.

Para entrar nos requisitos de cada categoria, os lutadores tem que, literalmente, secar.

Como já são atletas de alto rendimento, há pouca gordura no corpo para ser queimada e, consequentemente, emagrecer.

A tática é eliminar o líquido retido normalmente pelo organismo.

Para tal, os atletas se submetem a longos banhos de água quente, para suar toda a água do corpo e costumam usar uma roupa chamada de body sauna, literalmente uma sauna portátil, que esquenta o corpo para acelerar ainda mais a sudorese.

Na véspera da luta do UFC, os lutadores começam uma restrição total de líquidos. O mais perto que chegam da água são algumas gotinhas para molhar os lábios.

Os médicos são categóricos ao desaconselhar estes procedimento a qualquer pessoa. Sem líquidos o corpo perde também os sais minerais, o que pode comprometer o funcionamento e sua saúde.

vitor_banheira

Para auxiliar a perda de peso, também há uma dieta super restritiva na semana da luta.

Uma opção é apenas uma fatia de pão light no café da manhã, um peito de frango com duas claras no almoço, frutas no lanche da tarde e outro peito de frango com claras para o jantar.

Outra opção é café com dois biscoitos de gergelim, 80 gramas de salada, 200 gramas de macarrão, 200 gramas de salmão sem sal e um suco de limão sem açucar para o almoço. E só.

Sem água, nutrientes e comida suficiente, os atletas costumam ficar mau humorados e mais ansiosos ainda para o grande dia.

Por isso, a rotina de treinos é diminuída ao máximo – as lutas são apenas técnicas, sem muito contato para evitar lesões, e as corridas são curtas para não cansar muito. A imunidade também fica mais baixa – alguns lutadores inclusive entram no octógono com febre ou amigdalite devido ao esforço para se encaixar na balança oficial.

Depois da pesagem, é hora de repor todo o peso perdido. Mas até a reposição deve ser bem assistida, uma vez que o corpo não está mais acostumado aos líquidos e nutrientes. Para evitar que o alimento seja rejeitado, os atletas começam a consumir líquidos aos poucos, comida em forma de papinha ou sopas até que o organismo esteja pronto para grandes quantidades de comida. Alguns lutadores inclusive injetam soro fisiológico nas veias para acelerar a hidratação e voltar ao peso inicial.

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer