Filhos

Não se preocupe se o seu bebê ainda não começou a andar

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

Baby Steps

Quando se trata de aprender a andar, frequentemente as pessoas pensam “quanto antes melhor”, mas cientistas dizem que papais que se preocupam demais sobre a idade em que seu bebê vai começar a dar os primeiros passos não tem razão para ter medo.

Eles afirmam que a idade em que a criança começa a andar tem pouco impacto a longo prazo. Um estudo descobriu que é improvável que uma criança que comece a andar com a idade de nove meses seja de alguma forma mais avançada do que aquela que demora um pouco mais para andar. Da mesma forma, um bebê que senta-se sozinho cedo não é necessariamente mais inteligente que outros.

Os pesquisadores do Hospital Infantil de Zurique acompanharam o progresso de 222 bebês saudáveis ​​nascidos entre 1978 e 1993. As crianças foram examinadas sete vezes em seus primeiros dois anos e depois passaram por testes regulares de equilíbrio, de coordenação e de inteligência até seus 18 anos. Os pais registraram a data em que as crianças foram capazes de sentar-se sem ajuda e quando conseguiram dar pelo menos cinco passos sem segurar em nada.  Os cientistas concluíram que há pouca ou nenhuma ligação entre pequenos feitos motores no começo da vida e todo o resto do desenvolvimento de uma pessoa. Um porta-voz da equipe disse que o momento da vida em que o bebê anda é realmente de nenhuma consequência. As crianças que começaram a andar mais cedo não vem a ser nem mais, nem menos inteligentes e coordenadas.

A idade típica para caminhada foi de 12 meses, mas os resultados variaram de oito meses e meio até 20 meses. Em média, as crianças primeiro sentam-se com a idade de seis meses e meio. Mas algumas conseguiram a façanha com menos de quatro meses, e os outras não podiam fazê-lo até depois do primeiro aniversário.

Os médicos regularmente devem tranquilizar pais que estão preocupados que seu filho ainda não está andando, ou que aprendem a fazê-lo mais lentamente do que os seus irmãos. Os médicos disseram que os pais devem procurar um médico apenas se o bebê não andar até os 18 meses de idade.

Fonte: Daily Mail