Sem categoria

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol ruim

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

O colesterol é um tipo de gordura presente no nosso corpo essencial para o bom funcionamento do mesmo. Ele é ingrediente importante para a formação das membranas celulares, síntese de hormônios ( testosterona, estrogênio, cortisol), produção da bile, digestão de alimentos gordurosos e metabolização de vitaminas como A, D, E e K.

colesterol ruim

Quando o colesterol é consumido em excesso, ele se deposita nas paredes das artérias, que são os vasos que transportam o sangue para os órgãos e tecidos, dependendo de onde ele se acumular, ele pode levar a pessoa a ter dores no peito, infracto e até acidente vascular cerebral, conhecidos por derrame.

Basicamente, existem dois tipos de colesterol, o bom chamado de HDL e o colesterol ruim chamado de LDL.

LDL vem do inglês Low Density Lipoproteins , que em português significa proteínas de baixa densidade, consideradas as piores para o ser humano, também chamadas de mau colesterol. O LDL é responsável por carregar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos causando vários danos aos vasos sanguíneos.

O LDL é diretamente associado as doenças cardíacas e também responsável por promover o depósito de gordura nas paredes das artérias, ele corresponde a 75% do total do colesterol em circulação.

A concentração de LDL, o colesterol ruim, no sangue deve ser menor do que 100 mg/dl. Os valores entre 160 e 189 mg/dl são considerados alto e maiores que 190 mg/dl são considerados alto grave.

 

Como melhorar o colesterol ruim

colesterol ruim

O colesterol ruim geralmente é o resultado de uma má alimentação, rica em gorduras, bebidas alcóolicas, alimentos extra calóricos e pouca ou nenhuma atividade física. E quando falamos de atividade física, o que conta são os exercícios na academia, as caminhadas, corridas, etc, pois as atividades como limpar a casa, fazer compras, correr atrás do ônibus todo dia, não traz o mesmo benefício.

Para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue é recomendado a prática de exercícios físicos regularmente e uma alimentação saudável. As pessoas com um nível muito elevado de colesterol deve procurar uma academia de ginástica para concentra-se na prática dos exercícios físicos. Um professor ao seu lado durante todo o tempo vai ajudá-lo a realizar os exercícios de maneira correta para que não sejam feitos com muito esforço e de uma vez só.

Além da combinação de colesterol ruim com o fumo aumentar o risco de doenças cardíacas, fumar diminui os níveis de HDL, o bom colesterol, e isso se reverte quando o hábito é interrompido.

Em alguns casos, as mudanças na dieta e no estilo de vida não são suficientes para normalizar os níveis de colesterol e alguns medicamentos são aconselhados. Se esse for o seu caso, consulte o seu médico.

 

Saiba mais:

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

Como elevar os níveis de colesterol bom

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

Colesterol: um inimigo controlável

Confira os alimentos amigos do colesterol

Mulheres: cuidado redobrado com o colesterol alto

10 Alimentos que diminuem o seu colesterol