Estética

Entenda tudo sobre a depilação a laser

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

A depilação definitiva com o laser já não é mais privilégio de quem tem a pele clara. Pessoas de pele mais escura, ou que estejam bronzeadas, também podem ser submetidas ao tratamento que elimina definitivamente os pêlos indesejáveis, sem o risco de ficarem com a pele manchada. E o melhor de tudo é que a depilação a laser não doi. Ao invés de dor vamos chamar de pequeno desconforto.

 

A depilação a laser elimina o pelo porque a energia do laser é atraída e captada pela melanina (pigmento presente no pelo e responsável pela sua coloração), então, o laser vai no pelo, penetra ate o bulbo (matriz do pelo) e destrói o folículo piloso que faria o pelo nascer novamente.

 

depilação a laser

A depilação definitiva agora pode ser feita em todos os tons de pele.

 

A quem interessa a depilação a laser

 

–  Pessoas que não querem perder tempo com depilações mensais, e profissionais que precisam estar constantemente livre de pelos (nadadores, modelos, atrizes, etc).

–  Pessoas que querem evitar a dor da depilação com cera.

–  Alérgicos a lâminas de barbear ou com irritações na pele devido ao barbear diário (sicose ou inflamação da barba)

–  Pessoas com pelos encravados e foliculites. A depilação a laser inclusive clareia as manchas causadas por pelos encravados.

–  Pessoas interessadas em diminuir o tempo e custo a longo prazo com depilação em salões de beleza.

 

Quais as áreas que podem ser feito depilação a laser?

 

Praticamente todas as áreas do corpo podem se submeter à depilação a laser: abdômen, ânus, aréolas, axilas, barba, braços ou antebraços, buço, costas, costeletas, coxas, glúteos, mãos, ombros, orelhas, pé da barba, pernas, pescoço, queixo, rosto, testa, tórax, seios e virilha.

 

A exceção é a parte inferior da sobrancelhas, próximo à pálpebra, por ser uma região muito próxima à área ocular.

 

A depilação é definitiva?

 

depilacao laser

Os homens também aderiram à depilação definitiva.

 

Na depilação a laser os folículos que produzem os pêlos são destruidos. Entretanto não é correto o termo “depilação definitiva” já que os pelos podem voltar a crescer (homens, mulheres com problemas hormonais e ovários policísticos por ex) mas sim “depilação duradoura”. O organismo pode produzir novos folículos, mas se ocorrer esse reaparecimento dos pêlos, é um processo muito mais lento (meses ou anos) do que em outros métodos tradicionais de depilação (cera, pinça, etc). Além disso, esses novos pelos costumam nascer mais finos, claros e espaçados.

 

Dependendo do tom de pele, da cor do pelo e de fatores hormonais, uma manutenção pode ser necessária (1 vez ao ano por exemplo).

 

Depilação a laser dói?

 

A sensibilidade à dor varia entre as mulheres, mas a maioria reclama da dor dos aparelhos a laser. Alguns fatores que podem influenciar na dor: quantidade de pelos, local (mucosas, buço, tornozelo e joelho costumam ser áreas mais sensíveis)  e a fase do ciclo menstrual no caso das mulheres.  Regiões de barba e virilha, são, geralmente, mais sensíveis, e também apresentam pelos mais grossos, por isso, muitos pacientes relatam maior sensibilidade nessas regiões.

 

laser de Diodo Milesman é o equipamento mais moderno do mercado, e geralmente não causa dor. Quando essa ocorre, pode ser por mau ajuste dos parâmetros do equipamento para cada caso específico, seja por avaliação errada da pele, pressa ou falta de experiência do profissional.

 

Cuidados importantes depois de uma depilação a laser

 

depilacao laser

Os cuidados depois de uma sessão de uma depilação a laser é importante para o bom resultado do tratamento.

 

– Não se bronzear nos 10 dias anteriores à sessão

– Durante o tratamento, aplicar diariamente filtro solar na região tratada, 3 vezes ao dia, para evitar manchas

– Não realizar tratamentos com ácidos na pele nos 15 dias anteriores e posteriores à sessão

Não depilar com cera ou pinça nos 30 dias anteriores à sessão

– Um dia antes da sessão, raspe a área a ser tratada com lâmina de barbear.

 

Não é indicado nos casos:

 

– Gravidez

– Portadores de Vitiligo

– Portadores de Psoríase

– Portadores de Lúpus

– Herpes em atividade

– Pacientes em tratamento de câncer

– Diabéticos

– Epiléticos

– Lesões, verrugas e alergias na pele a ser tratada

– Tatuagens

– Pelos brancos

 

 Resultados esperados

 

Quanto mais escuro o pelo e mais clara a pele, melhor e mais rápidos são os resultados da depilação a laser.

1ª sessão – em média 25% de redução dos pelos na região tratada, visíveis em até 15 dias.

Entre 2ª e 6ª sessão – Os pelos tem diversos ciclos/fases de crescimento, e o laser só atinge pelos em fase propícia: por isso não é possível eliminar todos os pelos em uma única sessão.

Na última sessão, geralmente de 80 a 99% dos pelos já terão sido eliminados.

Outro benefício é a redução de pelos encravados e manchas escuras na pele causadas por pelos encravados (pseudofoliculites).

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!