Estética

Conheça as etapas para fazer uma mamoplastia de aumento

Por Redação Doutíssima 15/03/2015

Aumentar o tamanho dos seios é um sonho para muitas mulheres e aprender sobre o processo de mamoplastia de aumento é o primeiro passo em sua jornada na busca por uma nova aparência. É natural que elas queiram colocar implantes de silicone, mas muitas dúvidas sobre esse processo podem surgir, por vezes até impedindo o desejo se torne realidade.

Trata-se de um passo decisivo, portanto. Se você quer realizar uma mamoplastia de aumento, deve considerar alguns pontos que irão definir o sucesso do procedimento. Saiba quais são eles a seguir.

Quando fazer uma mamoplastia de aumento?

Se os seus seios estão totalmente desenvolvidos e, ainda assim, você está incomodada com a sensação de que suas mamas são muito pequenas ou perderam forma e volume após uma gravidez, redução de peso, ou com o envelhecimento, é possível recorrer ao procedimento.

 

Seios assimétricos, que não se desenvolveram normalmente, ou que têm uma forma alongada, também podem ser corrigidos com uma mamoplastia de aumento.

mamoplastia-de-aumento

Cirurgia é indicada para insatisfeitas com forma ou volume das mamas. Foto: iStock, Getty Images

Primeiro passo para a cirurgia

O primeiro passo para fazer uma cirurgia de aumento é buscar um bom profissional para a avaliação. Você deve escolher um médico ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que possua boas referências.

Além disso, faça uma avaliação com mais de um profissional, e escolha aquele com quem você se sente mais segura e que conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o processo.

Etapas da mamoplastia de aumento

Depois da escolha do profissional e de realizar todos os exames necessários para o procedimento, o médico irá marcar a data da cirurgia. Não existem muitos riscos associados para mulheres que não possuem outros problemas de saúde.

Por isso, é preciso estar segura e tranquila diante da sua decisão. Um procedimento de mamoplastia de aumento inclui as seguintes etapas:

1. Anestesia

Os medicamentos anestésicos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor escolha para você.

2. Incisão

 

As incisões são feitas em áreas imperceptíveis para minimizar as cicatrizes. Você e seu cirurgião plástico deverão discutir quais as opções de incisão antes da cirurgia. Elas variam de acordo com o tipo de implante mamário, o grau de alargamento desejado, sua anatomia particular e preferências do paciente.

Os cortes podem ser realizados via axilar (pela axila), via areolar (pela auréola do seio) e via inframamária (na dobra natural do seio).

3. Inserir e colocar o implante

Após a incisão, uma prótese é colocada no músculo peitoral ou logo atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral. O método para a inserção e posicionamento dos implantes mamários deve ser discutido antes da cirurgia e vai depender de fatores como tipo de implante utilizado e resultados esperados.

4. Fechando as incisões

As incisões são fechadas com suturas em camadas no tecido da mama e também para cicatrizar a pele.

5. Resultados

Os resultados da cirurgia de mamoplastia de aumento são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-operatório vai diminuir e as linhas de incisão vão desaparecer.

Recuperação e cuidados

Depois da cirurgia, você vai precisar ter alguns cuidados pós-operatórios. O seu médico irá prescrever medicamentos para o alívio da dor e também para proteger o seu organismo de uma possível infecção.

Além disso, você não deve fazer qualquer tipo de esforço físico, usar um sutiã especial por 30 dias e evitar levantar os braços, entre outros cuidados. Seguir as orientações à risca é de extrema importância para o sucesso da sua mamoplastia de aumento.