Dica do Dermatologista

Depilação com cera sem segredos: como evitar dor e alergias

Por Redação Doutíssima 19/08/2014

A depilação com cera é o método de depilação escolhido por milhões de mulheres, já que é duradouro, econômico e existe a possibilidade de fazê-lo em casa. No mercado de cosméticos, existem diversas fórmulas e produtos para realizá-la, seja com cera quente, com cera morna ou com cera fria, vendidas em conjunto com tiras apropriadas para a retirada dos pelos.

Parece impossível, porém, fazer a depilação com cera sem sentir dor ou, então, apresentar alguma alergia ou irritação na pele. Mas, acredite, isso é possível com a adoção de alguns pequenos truques.

depilação-com-cera

Esfoliar a pele dias antes da depilação com cera é segredo para prevenir a dor. Foto: Shutterstock

Evitando a dor na depilação com cera

Esfoliar a pele alguns dias antes de fazer a depilação com cera é uma ótima maneira de prevenir a dor: isso ajudará a eliminar as células mortas, estimular que o pelo venha o máximo para fora, e deixar a pele mais suave para o procedimento.

Além disso, tomar um banho de água quente antes da sessão de depilação com cera pode ser providencial. Isso porque a água quente abre os poros e suaviza os pelos, deixando a extração menos dolorosa. Mas atenção: para a depilação, a pele deve estar bem seca.

Você pode, também, aplicar gelo na zona que você vai depilar alguns instantes antes de fazê-lo. Isso porque o gelo tem um efeito anestésico sobre a pele e, isso faz com que a depilação não seja tão dolorosa. É preciso estar atenta à temperatura da cera, porém, já que como a área de aplicação estará pouco sensível, se a cera estiver quente demais pode ocasionar queimaduras.

Esse efeito que falamos também pode ser obtido com o uso de um creme anestesiante – se quiser usá-lo, vá a uma farmácia e questione o farmacêutico sobre qual o mais indicado para você.

Evitando as alergias na depilação com cera

Esse é um método de arrancar os pelos que, independente do produto que for usado, produzirá certo nível de irritação na pele. As peles mais sensíveis e finas são as que mais sofrem e, por isso, alguns conselhos são ótimos na hora de realizar esse método de extração.

Para evitar alergias, assim como para a evitar a dor, esfoliar a pele alguns dias antes da depilação com cera é essencial. Isso fará com que o pelo apresente menos resistência à retirada – por isso que, além de diminuir a dor, também diminui a alergia. Você pode usar uma esponja específica, ou então um produto para esfoliação específico.

Além disso, o banho quente também serve para prevenir a dor e as alergias, facilitando a extração do pelo. Depois da depilação, porém, é melhor evitar sabores e esponjas agressivas à pele, e eliminar os restos de cera com um algodão molhado em azeite de oliva.

Evitar alergias envolve, também, não se expor ao sol uns dois ou três dias após a depilação, pois isso aumenta a irritação da pele. Além disso, você deve ter atenção à temperatura que sua pele aguenta: se a cera quente for demais para você, talvez seja melhor utilizar uma cera morna ou de baixa temperatura, que também possuem ótima textura e eficácia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!