Micose é o nome genérico dado a várias infecções causadas por fungos . Existem cerca de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 tipos aproximadamente causam infecção. Visto que os fungos estão em toda a parte, é inevitável a exposição a eles. Em condições favoráveis (como ambientes com muita umidade e calor excessivo), os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afetada, pode ser superficial ou profundo. A doença pode atingir unhas, couro cabeludo e os olhos.
Tipos de micoses
Superficiais
se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pêlos ou nas unhas, alimentando-se de gordura e/ou uma proteína chamada queratina. A micose superficial mais comum é a frieira que atinge a pele entre os dedos, geralmente dos pés. Ela pode vir acompanhada de uma infecção bacteriana. Em alguns casos a cura pode demorar vários meses. A onicomicose que é infecção fúngica da unha também é extremamente frequente na população adulta, particularmente nas unhas dos pés. A Pitiríase versicolor, conhecida vulgarmente como pano branco, é uma micose superficial causada pela levedura Pity
Profundas
São as infecções fúngicas que afetam a profundidade da pele. Na micose profunda propriamente dita, os fungos se espalham através da circulação sanguínea e linfática. Podem infectar a pele e órgãos internos como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso.
Sintomas
Coceira, descamação da pele, Irritação e vermelhidão. Nas unhas elas ficam com aparência esverdeada e escura, em seguida fica oca.Caso não haja o cuidado devido a pessoa pode perder a unha e a micose persiste podendo seguir para a corrente sanguínea. A micose pode se apresentar em forma de frieira que ocorre geralmente nos pés e entre os dedos, em forma de impigem ou na virilha, onde ocorre a formação de uma grande placa avermelhada com os sintomas descritos acima.
Prevenção
- Enxugar bem o corpo, após o banho;
- Usar luvas ao entrar em contato com o solo;
- Não utilizar roupas, toalhas ou utensílios de uso pessoal de fontes desconhecidas (utensílios de manicure, por exemplo)
- Não andar descalço em pisos úmidos;
- Utilizar roupas de algodão e calçados abertos, pois estes tipos de vestimenta não retêm suor;
- Não entrar em contato com lesões causadas por micoses, em animais ou outras pessoas;
- Ferver as roupas utilizadas por indivíduos com micose;
- Evite o contato prolongado com água e sabão, pois podem destruir as defesas naturais da pele;
- Observe o pelo e a pele dos seus animais de estimação;
- Não compartilhar o uso de alicates de cutículas, tesouras e lixas não-esterilizadas.
Tratamento
O tratamento para micose é orientado por um dermatologista, que indicará o tratamento ideal de acordo com o tipo de micose manifestada no indivíduo.
Fique atenta! 😉