Clínica Geral

Nódulos na tireoide podem ser benignos ou malignos. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

Nódulos de tireoide são lesões que se desenvolvem na glândula de mesmo nome, localizada na região interior do pescoço. Também conhecidos como caroços, são agrupamento de células que podem ser benignos (não cancerígenos) ou malignos (câncer na tireoide).

Os nódulos na tireoide são mais comuns em mulheres do que em homens e aparecem com a idade. Eles podem ser únicos, também denominados bócios uninodulares, ou múltiplos, quando constituem o bócio multinodular.

nódulos-na-tireoide

Ao perceber anormalidade na região da glândula tireoide, consulte um médico. Foto: Shutterstock

Principais sintomas de nódulos na tireoide

Na maioria das vezes, os nódulos na tireoide não apresentam sintomas. No entanto, os nódulos grandes podem ser pressionados contra outras estruturas no pescoço, causando sintomas como bócio ou glândula tireoide aumentada ou caroços no pescoço, voz rouca, dor no pescoço, dificuldade de respirar e problemas para engolir.

Já aqueles nódulos que produzem hormônios da tireoide provavelmente ocasionarão sintomas como pele úmida, pulso acelerado, aumento do apetite, nervosismo, agitação, vermelhidão ou rubor da pele e perda de peso.

Os nódulos na tireoide também podem ser encontrados em pacientes portadores da doença de Hashimoto. Neste caso, pode apresentar sintomas como pele ressecada, inchaço, cansaço, perda de cabelo, intolerância ao frio e ganho de peso sem motivo.

Se observar qualquer caroço no pescoço, consulte seu médico. Nódulos benignos não causam risco de morte e muitos deles nem exigem tratamento, mas apenas exames de acompanhamento.

Diagnóstico e tratamento dos nódulos na tireoide

O diagnóstico dos nódulos na tireoide é feito a partir de uma avaliação médica detalhada, incluindo exame físico no pescoço, pesquisa dos sinais e sintomas do paciente.

Feita essa primeira avaliação, o especialista realiza a avaliação da função da tireoide com dosagens dos hormônios, por meio da medida de TSH e com as dosagens de T4 e raramente T3, caso seja necessário.

Além do exame físico, também é preciso realizar uma ecografia do pescoço para avaliar o tamanho dos nódulos, a quantidade e se são malignos ou benignos.

Quando os nódulos são malignos, é necessário que seja feita uma cirurgia de retirada completa da tireoide. Após, é administrado um tratamento com iodo radioativo e hormônio da tireoide.

Já para os pacientes que possuem um ou mais nódulos na tireoide benignos é indicado o tratamento a base de medicamento com doses terapêuticas de iodo radioativo, receitado pelo especialista ou com pílulas diárias de tiroxina (hormônio da tireoide), lembrando que mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem receber o tratamento radioativo.

Outro tratamento possível é a injeção de etanol (álcool) nos cistos, esvaziando o conteúdo líquido dos nódulos. Este tratamento vem reduzindo bastante os casos de cirurgia, pois diminui bastante a chance de o líquido se refazer no interior do nódulo.

Para pacientes com nódulos benignos, é necessário um monitoramento por meio de uma biópsia da tireoide, repetida a cada seis a 12 meses após o diagnóstico, especialmente se o nódulo tiver crescido. Quando os nódulos continuam crescendo ou quando o exame das células é considerado suspeito para câncer deve-se realizar a operação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!