Unhas

Veja como tratar unha encravada

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

Dolorida, incômoda e perigosa. A unha encravada, cientificamente conhecida como onicocriptose, é um tipo de doença das unhas. Ela é muito comum entre pessoas que utilizam sapatos fechados ou apertados durante um longo tempo. Se o problema não for tratado, pode evoluir para uma infecção grave.

 

O que causa a unha encravada

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2012 pelo NPD Group, 18% dos americanos a partir de 21 anos já tiveram alguma experiência com unha encravada.

unha encravada

Encravamento de unhas pode ocorrer pelo uso de sapatos fechados no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

O encravamento acontece quando a unha cresce muito no sentido horizontal e suas laterais acabam ficando enterradas na pele do dedo. A pele cria uma barreira para a unha, mas ela não para de crescer e acaba perfurando o tecido do dedo.

Por isso, a unha encravada causa tanta dor. Ela não apenas aperta a pele, como também rasga a carne daquela parte do corpo.

Como o corpo não aceita essa intervenção da unha, ele cria um processo inflamatório para rejeitá-la. A vermelhidão e o inchaço na região afetada são os principais sintomas visuais do problema, que é facilmente reconhecido pela dor.

Geralmente, o problema surge no canto externo dos polegares dos pés, região em que ocorre maior pressão dos calçados.

É a pressão excessiva sobre o pé a maior causadora do encravamento das unhas. Não apenas por sapatos apertados, mas por deformidades nos dedos ou nos pés que prejudiquem a pisada. Pessoas que praticam corridas também são acometidas frequentemente pelo problema.

O corte que é realizado nas unhas também pode ser causador dessa doença inflamatória. Unhas que são cortadas muito curtas ou em formato arredondado têm tendência ao encravamento.

O corte correto é aquele que deixa uma pequena borda aparente e que mantém as unhas retas. Não desprenda o canto das unhas ou separe eles do restante da estrutura.

Tratamento para unha encravada

 

A primeira forma de tratar a unha encravada é realizando a limpeza dos dedos. As unhas são estruturas que guardam muita sujeira e, por isso, causam inflamações e infecções muito facilmente.

É preciso retirar todas as secreções que se formam a partir dos processos infecciosos da unha. Água oxigenada, pomadas e líquidos antissépticos devem ser utilizados no local.

Somente depois que o local tiver sido limpo e a inflamação for reduzida, é que a unha pode ser tratada como deve. Os podólogos são os profissionais adequados para resolver esse tipo de problema. Eles cortam e eliminam o pedaço de unha que estiver causando a inflamação, cessando imediatamente a dor que a pessoa estiver sentindo.

Em casos mais graves, o problema deve ser resolvido por um dermatologista. Em uma microcirurgia, o médico realiza uma cantoplastia, que consiste na abertura do dedo para a retirada do pedaço de unha que estiver atrapalhando.

 

Após a eliminação emergencial da fonte do problema, é preciso manter o cuidado para que a unha não volte a encravar. Mesmo que a solução tenha sido a cantoplastia, o tratamento de podologia é essencial para impedir novas situações de unha encravada.

Os profissionais realizam um trabalho de alinhamento da unha, que passa a crescer somente em sentido vertical.