Unhas

Unha de gel: saiba quando e como usar

Por Redação Doutíssima 22/03/2015

Unhas grandes e bonitas, o sonho de algumas mulheres que precisam recorrer à unha de gel. Essa técnica utilizada para modelar as unhas de forma prática, precisa também de muita atenção, já que utiliza cabine ultravioleta para a finalização do processo.

A técnica da permite um acabamento preciso, uma vez que o gel é um material transparente. O resultado é uma unha lisa e com aspecto natural, ideal também para usar sem esmaltes. Entretanto, é preciso saber que existem riscos na decisão de aderir ao processo.

unha de gel

Pessoas que têm unhas fracas podem utilizar técnica que utiliza gel para modelar. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com um estudo publicado na revista Archives of Dermatology em 2009, a exposição à cabine com ultravioleta para as unhas pode aumentar a incidência de câncer de pele. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao decidir se expor à prática da unha de gel.

 

Para quem é indicada a unha de gel

Ela é ideal para quem tem problemas de crescimento das unhas, para quem tem as unhas fracas ou até para quem quebrou uma única unha, e não quer cortar todas as outras.

Além disso, pode ser utilizada simplesmente para quem quer proteger as unhas naturais dos atritos do dia a dia e evitar que quebrem facilmente.

Informações sobre a unha de gel

 

1. Benefícios

 

O principal benefício é a possibilidade de realizar um alongamento da unha, mas com o diferencial de resultar em uma unha com aspecto natural. Outra vantagem é que o esmalte dura muito em cima do gel, em média 20 dias.

 

2. O processo de aplicação

A aplicação da unha de gel demora cerca de duas horas. Elas duram entre 15 dias a dois meses, e precisam de manutenção nesse período a cada 15, 25 ou 30 dias.

 

3. Tamanhos e formatos da unha de gel

Os tamanhos e formatos tem opções bem variadas. As extensões são bem grandes, e podem ser cortadas do tamanho que você desejar. Também podem ser lixadas em qualquer formato.

Esse tipo de unha também dá a você a possibilidade de trocar de esmalte todos os dias, sem precisar fazer essa troca com a profissional que fez a aplicação. Você também poderá retirar ou empurrar as cutículas sem o auxílio profissional, se já estiver acostumada.

 

Entretanto, se enjoar da unha, nesse caso precisa do auxílio profissional para remover as unhas, uma vez que esse procedimento deve ser feito com muito cuidado, já que algumas marcas saem só lixando.

 

Contraindicações e cuidados especiais

unha de gel não deve ser aplicada sobre micoses, uma vez que criam um ambiente favorável para a proliferação dos fungos e isso pode levar à queda da unha natural.

Pessoas que tomam medicamentos antidepressivos ou outros que liberem toxinas e gorduras pelas unhas terão mais facilidade para deslocamento e queda da unha.

A maioria das marcas são hipoalergênicas e dermatologicamente testadas, portanto, não devem prejudicar as unhas naturais. Todas as marcas são liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Esse tipo de unha deve ser cuidado como se fosse natural, evitando bater em objetos, usar como ferramentas (para abrir latas, por exemplo), e é aconselhável o uso de luvas quando for mexer em produtos químicos. O cuidado mais importante, entretanto, é nunca colocar na boca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!