Motivação

O que fazer quando seu filho vai mal na escola?

Por Redação Doutíssima 21/06/2013

crianca mal na escola

Notas baixas e crises na hora de fazer a tarefa definem as suas noites? Como lidar com as dificuldades do seu filho na escola? Confira algumas dicas para lidar com essa situação complicada.

 

Confiança:  Algumas observações mais duras vindo de você ou um de seus professores, pode machucá-lo. Um mau aluno tem a tendência a perder a confiança nele mesmo. Portanto, conhecer as palavras para confortá-lo e explorar seus pontos fortes é o primeiro passo.

estudando

Reforço escolar: O fracasso escolar não aparece para ele como inevitável. Dê a ele ferramentas para driblar os seus problemas. Explique que ele pode ter sucesso na escola. A criança deve entender que a escola é algo interessante e necessário para ele que ele, fazendo com que ele olhe para além do prazer de seus pais quando ele traz boas notas.

Aconselhamento: Sinta-se livre para fazer uma entrevista com os professores do seu filho para discutir seus resultados. As observações dos professores vão ajudar você a entender melhor as dificuldades do seu filho. É um problema de disciplina? Um problema de compreensão? Ou um problema de falta de atenção na aula? Em cada caso, a sua solução.

conversar professor

Diagnóstico: Saiba decifrar o ritmo do seu filho. Pergunte a si mesmo quando o seu filho está mais concentrado em casa para aproveitar ao máximo esses momentos de sucesso. No domingo de manhã? Quando ele se sentou à noite após a janta? Após o lanche no sábado? Depois de um passeio? Como é que realiza melhor as suas lições?

estudando

Esperança: Peça ajuda de outras pessoas em torno de você, se você se sentir sobrecarregado. Não foi porque você era bom em matemática que você sabe explicar bem. A lógica de um adulto não é a mesma de uma criança e suas explicações são muitas vezes confusas. Para evitar que as tarefas de casa acabem se tornando um drama familiar, use um apoio escolar externo. A escolha é vasta: estudo supervisionado na escola, aulas particulares com professores particulares ou em grupo, estudos em grupo com outros alunos, todos estes vão contribuir para ajudar seu filho a se recuperar e alcançar sucesso no seu percurso escolar.