Motivação

Aprenda a fazer planos para o futuro sem desviar da meta

Por Redação Fortíssima 31/12/2015

Anda meio desanimado, sem perspectiva para o amanhã? Sabia que fazer planos para o futuro e estabelecer metas aumentam a confiança e estimulam a motivação. Se você quiser desfrutar do futuro, deve iniciar a sua preparação no presente e, apesar da dificuldade de se “prever”, o exercício de imaginá-lo pode ser um excelente início.

“Ao estabelecer metas para sua vida, de curto e longo prazos, você deve estar constantemente perguntando a si mesmo: o que me dá mais prazer em cada área de minha vida?”, é o que afirma o escritor e palestrante Brian Tracy. “Anote por escrito suas metas, faça planos para alcançá-las e trabalhe diariamente em seus planos.”

planos-para-o-futuro-doutissima-istock-getty-images

Fazer planos para o futuro e estabelecer metas aumentam a confiança e estimulam a motivação. Foto: iStock, Getty Images

Razões para a ausência de planos para o futuro

A maioria das pessoas não se dá conta da importância das metas. Se você convive com um grupo no qual não tem metas, é bem possível não saber da sua capacidade de estabelecer e concretizar.

Segundo Tracy, muitas pessoas não sabem fixar metas ou acham que já têm metas, quando o que têm, na verdade, são uma série de desejos ou sonhos, como “ser feliz”, “ganhar muito dinheiro” ou “viver bem com a família”. Meta é algo completamente diferente de um desejo. Ela é clara, escrita e específica.

O medo do fracasso também é uma razão pela qual as pessoas não fixam metas e não fazem planos para o futuro. O fracasso é algo doloroso e angustiante tanto do ponto de vista emocional quanto financeiro. Todos nós passamos pela experiência do fracasso e, a cada vez, tomamos a decisão de tomar mais cuidado de evitar ele futuro.

A quarta razão pela qual as pessoas não estabelecem metas é por temerem a rejeição. Temem que, se fixarem uma meta e não tiverem êxito, serão alvo de críticas. Por isso, você deve mantê-las em segredo. Deixe que os outros vejam o que conseguiu, mas não revele nada antecipadamente. Aquilo que eles não conhecem não pode prejudicá-los.

Importância de estabelecer metas

A adoção de metas proporciona sensação de significado e propósito, além de estabelecer um senso de direção.

”À medida que você se movimenta em direção a suas metas, sente-se mais forte e mais feliz, mais eficiente e cheio de energia, mais competente e confiante em si mesmo e em sua capacidade. Cada passo que dá em direção a suas metas aumenta sua convicção de que pode estabelecer e concretizar metas ainda maiores no futuro”, diz Brian Tracy.

Pode ser descrita com rapidez e facilidade para qualquer outra pessoa. Ela pode ser mensurada e você é capaz de saber se a alcançou ou não.

Mark McCormack, em seu livro What They Dorít Teach You at Harvard Business School, cita uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989. Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos: “você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?”

Apenas 3% dos formandos tinham escrito planos para o futuro e metas, enquanto 13% tinham metas, mas não as haviam escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Dez anos depois, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas e constataram que os que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos estudantes que não tinham meta alguma e os 3% que tinham metas claras e por escrito estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos.

A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!