Dica do Nutricionista

Mito ou realidade? Beber muita água faz bem para a pele?

Por Redação Doutíssima 02/07/2013

5h8mcmi4lbfzoi42forsdsypy

São dois litros por dia? Um litro? Oito copos? Beber quando tiver sede? Não esperar ter sede? Afinal, beber muita água faz bem para a pele?

Uma coisa é certa: a água é importantíssima para o bom funcionamento do nosso corpo. Vale lembrar que ele é composto entre 70% e 75% deste líquido. Ela tem ação hidratante, transporta nutrientes para as células, atua na temperatura corporal e auxilia o funcionamento cerebral (memória, atenção e concentração). O nosso cérebro é composto de aproximadamente 90% de água!

Saiba mais: Os melhores cuidados diários para a pele seca

sb10063626o-001

Beber água x hidratação da pele

Quando bebemos água, ela não vai diretamente à nossa pele e sim para o intestino onde é absorvida e levada até os rins pela corrente sanguínea. Ela promove, durante todo este trajeto, a hidratação celular. Quer dizer, a água faz uma hidratação de dentro para fora. Mas isto não quer dizer que ela é, necessariamente, a única responsável pelos níveis de hidratação da nossa pele. É certo que quando estamos desidratados, nossa pele apresenta um aspecto ressecado e sem elasticidade. O fato é: a água equilibra o funcionamento do nosso corpo e ajuda na eliminação de toxinas. Tudo isso é importantíssimo para a saúde da nossa pele.

Saiba mais: Como ter uma pele perfeita

Um litro por dia, dois litros, três litros…

Já sabemos que beber água faz bem para saúde. Mas qual é a quantidade certa e o que ela pode fazer para a nossa saúde? Ingerir os aclamados oito copos por dia, fará com que você vá mais vezes ao banheiro e afastará os problemas de pedras nos rins, o que é bom. Seu organismo provavelmente estará eliminando mais toxinas. Mas são realmente os oito copos (equivalente a dois litros) a quantidade correta por dia? Há contradições. Um cálculo diz que cada pessoa deve ingerir 35 ml de água por quilo por dia. Isto quer dizer que uma pessoa de 60 quilos deveria ingerir 2100 ml por dia. É o correto? Não necessariamente. Para saber a quantidade de água a ser ingerida por dia, é importante levar em conta a idade, o peso, o nível de atividade física, a alimentação e a saúde do organismo em geral.

Water on face of woman

Você já deve ter visto que todas as famosas quando perguntadas sobre o segredos de beleza, citam a grande ingestão de água, na maioria das vezes. Elas dizem que a água é boa para emagrecer, para combater a celulite e para manter a pele sempre jovem. Os estudos que relacionam a alta ingestão de água e a hidratação da pele são contraditórios. O que não é, de forma nenhuma, contraditório é o fato que beber água faz bem para saúde. E se seu organismo funciona bem, certamente sua pele agradece!

Fonte: Uol saúde, Terra Saúde