Dica do Nutricionista

Conheça o poder da berinjela para perder peso e vencer o colesterol

Por Redação Doutíssima 18/08/2014

Quando se fala em emagrecimento, logo nos vem à cabeça uma receita que usa a berinjela como um de seus ingredientes. Assim como o tomate, a batata e o pimentão, ela é uma planta da família Solanaceae, nativa da Índia, região na qual se verificam climas quentes e secos.

berinjela

Pouco calórica, a berinjela protege o corpo de doenças e elimina o colesterol. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre a berinjela

Seu exterior é composto por uma pele lisa e brilhante e possui algumas cores diferentes: branco, preto, amarelo ou vermelho, mas o mais comum é o violeta ou roxo devido a seu alto teor de antocianinas. Dentro dela, há uma carne branca ou verde, dependendo da variedade, e sementes macias.

É alimento muito saboroso e com várias propriedades benéficas para a saúde, embora durante muito tempo tenha sido considerado ruim para a saúde. A berinjela é característica da cozinha asiática e mediterrânea, e pode ser consumida em diferentes formas, mas sempre cozida, pois contém solanina, uma substância tóxica que pode causar distúrbios digestivos e dores de cabeça, e que é eliminada durante o cozimento.

Além disso, a sua composição química contém vitamina A, B1, B2, C, E, rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e outros componentes, tais como o ácido fólico, a fibra e hidratos de carbono.

Antioxidante puro

Recentemente, cientistas identificaram que este legume possui níveis elevados de ácido clorogênico, um potente antioxidante produzido nos tecidos vegetais que protege contra infecções.

Na pele desta planta, foram identificados flavonóides, os pigmentos que conferem a cor púrpura, também com propriedades antioxidantes. Estes flavonóides ajudam a reduzir os níveis de colesterol através da modulação de seu metabolismo.

Benefícios da berinjela

– Possui poucas calorias (17 calorias a cada 100 gramas) para o seu elevado teor de água, o que é ideal em qualquer dieta para perder ou controlar o peso.

– Melhora a circulação.

– Tem propriedades antioxidantes, pois contém a vitamina E, antocianina, um antioxidante encontrado na pele de berinjela, que protege o corpo de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas e ácidos fenólicos.

– É rica em potássio, importante para o sistema nervoso e cardiovascular.

– Devido ao seu alto teor de água é um bom diurético.

– A fibra da planta ajuda a limpar o organismo, para diminuir os níveis de açúcar no sangue, favorece a eliminação de colesterol, gordura dos alimentos ingeridos e funcionamento do intestino, que também ajuda a eliminar as toxinas do corpo e regular o sistema digestivo. Para diminuir o colesterol, é recomendado para tomar um litro de água de berinjela por dia durante uma semana.

– Fornece alto teor de ácido fólico, importante para as mulheres grávidas.

– O seu teor baixo de carboidratos e alto teor de fibras faz deste legume o alimento ideal para pessoas com diabetes.

– É muito rica em magnésio e ferro: uma berinjela grande pode contribuir com cerca de 15% do consumo diário recomendado. Portanto, é ideal para prevenir a anemia, aumentar e melhorar as defesas e funções cardíacas e musculares.

– Sua polpa triturada tem propriedades curativas e calmantes para queimaduras solares e para aliviar a dor causada por doenças reumáticas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!