Gestante

Gravidez em vista: saiba como se preparar para ser mãe

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

A hora é agora. Você decidiu encarar a gravidez. Então, é preciso se preparar para esse momento. De acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), os preparativos devem começar três meses antes dar mulher engravidar.

Casal se preparando para gravidez.

Na primeira consulta,o especialista irá avaliar a agenda de vacinas da mulher. Foto: iStock, Getty Images

O primeiro passado da futura mamãe é escolher o médico que irá acompanhá-la durante esse período. Na primeira consulta médica, segundo a Sogesp, o especialista irá avaliar a agenda de vacinas da mulher e recomendará uma série de exames chamados pré-concepcionais.

Primeiros passos para ter uma gravidez saudável

É importante acompanhar a agenda de vacinas da futura mamãe porque existem alguns tipos que não devem ser feitos durante a gestação. Por exemplo, a imunização contra a rubéola contém o vírus vivo e, dessa forma, se a vacinação fosse feita em uma gestante poderia causar malformação no feto.

Confira outros aspectos aos quais você deve estar atenta.

Doenças sexualmente transmissíveis

Quando for ao seu médico não esqueça de informar se usa alguma substância natural, como chás, pois alguns podem trazer perigos para o bebê. Não esconda nada do seu médico. Faça exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis, se necessário.

Ácido fólico

Especialistas recomendam que a suplementação com ácido fólico deve começar de dois a três meses antes de engravidar e durante a gestação. Essa medicação ajuda a evitar alterações do fechamento do tubo nervoso do bebê.

Alimentação e bebidas

É necessário controlar o peso antes mesmo da gestação ter início, pois o sobrepeso pode levar a diabetes gestacional e hipertensão. As duas condições são perigosas tanto para o bebê quanto para a gestante.

Você gosta de uma cerveja no fim da tarde? O consumo de álcool pode desencadear problemas de saúde na futura gestante, além de baixar o peso do bebê ao nascer se for consumido durante a gravidez. Café também está na lista de bebidas que devem ser evitadas em excesso.

Drogas e tabaco

De acordo com o artigo de Waldir Leopércio e Analice Giglioti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o tabagismo está diretamente ligado ao retardo do desenvolvimento fetal nas gestantes que mantêm o vício. A Síndrome da Morte Súbita do bebê tem sua taxa de risco elevada quando a gestante é fumante.

Mulheres que pretendem ser mães devem abandonar qualquer vício que envolva o consumo de drogas ilícitas antes, durante e depois da gestação. A maconha está ligada ao baixo peso do bebê ao nascer e outras drogas causam síndrome de abstinência na criança.

Higiene bucal

A higiene bucal faz toda a diferença no momento de manter uma gestação até o final. Vá ao dentista e faça uma limpeza periodontal, pois a doença aumenta os riscos de parto prematuro.

Bem-estar emocional

Administre a sua ansiedade e frustração. A gravidez deve ser uma escolha do casal e não imposta por um dos lados. Estresse antes de engravidar não implica em problemas biológicos, mas atrapalham a harmonia do casal. A futura mamãe precisa de estabilidade e equilíbrio para dar esse passo tão importante.

Período fértil: como se planejar

Para identificar quando é o seu período fértil, primeiro você precisa saber quando irá ovular. O seu período fértil acontece de dois a três dias antes da ovulação, por isso é importante identificar esse período. Assim, o casal consegue se programar para ter relações sexuais.

Não esqueça que é importante o seu parceiro também ir ao médico e fazer todos os exames necessários. Não é só a futura mamãe que deve estar com a saúde em dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!