Gestante

Saiba quais os cuidados com as veias durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

O fluxo sanguíneo aumenta significativamente durante a gravidez, já que os hormônios da gestação deixam as paredes dos vasos mais flexíveis para a passagem do sangue. Junte a isso a expansão da pele e do corpo para dar espaço para o bebê e as veias ficam bastante visíveis, principalmente na região da barriga, das pernas e dos seios.

Veias mais aparentes acontecem em qualquer gravidez, mas isso não significa que elas não merecem atenção. Varizes podem surgir durante o período gestacional pela pressão arterial e necessitam cuidados.

gravidez istock getty images doutíssima

Se você fica muito tempo sentada no trabalho, faça intervalos para caminhadas. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com as veias na gravidez

O maior perigo das varizes e veias é o aparecimento de trombose, causando tromboembolismo, que é a interrupção do fluxo no local. A situação é bastante perigosa e apresenta riscos para a saúde, sendo imprescindível o acompanhamento com médico especialista.

O sobrepeso, o uso de roupas apertadas e predisposição genética são fatores de risco para o aparecimento de vasos mesmo antes do momento da gravidez. A redução das atividades na gestação também favorece o problema.

Vasos visíveis não necessariamente indicam um caso de varizes. Essas aparecem acompanhadas de alguns sintomas como dores no local, cãibras, pernas pesadas, inchaço, coceira e, em alguns casos menos frequentes, escurecimento da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, as varizes originadas da primeira gestação costumam desaparecer depois do nascimento do bebê. Já os vasos que ficam visíveis na segunda gravidez tendem a permanecer.

Como prevenir o aparecimento de varizes

Varizes têm uma grande influência genética, mas alguns cuidados podem prevenir o aparecimento delas na gestação.

 

1. Eleve as pernas

 

Colocá-las para cima ajuda a melhorar a circulação nessa região. Sempre que houver a chance de por os pés apoiados em um nível elevado, faça. Um travesseiro bem firme pode servir de apoio enquanto você dorme.

 

2. Não fique muito tempo na mesma posição

 

Se você passa o dia sentada, faça intervalos para dar uma caminhada ou apenas esticar as pernas. Já quem gasta mais tempo de pé precisa de alguns minutos a cada hora para sentar e descansar.

 

3. Controle o peso

 

O ganho rápido de peso que pode acontecer durante a gravidez é prejudicial para as veias. Esteja sempre de olho na balança para que a mudança seja gradativa.

 

4. Não cruze as pernas

 

Enquanto estiver sentada, evite dificultar ainda mais a circulação.

 

5. Sinta mais firmeza

 

Se você já sabe que tem predisposição para o aparecimento de varizes, use meias de compressão que ajudam a evitá-las. 

 

6. Evite a constipação

 

As veias mais aparentes indicam um aumento no volume dos vasos no corpo todo, podendo causar hemorroidas. Mantenha uma alimentação saudável com boas quantidades de fibras para estimular a evacuação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!