Você se considera um viciado em refrigerante? Você pode ficar chocado ao saber que a ingestão de grandes quantidades de seu refrigerante favorito pode ser tão prejudicial para os dentes, como o uso de qualquer droga como a cocaína, a metanfetamina ou o crack.
O consumo de qualquer droga ilícitas e o consumo abusivo de sódio pode causar danos similares na sua boca através do processo de erosão dentária, de acordo com vários estudos recentes na odontologia.
Saiba mais sobre: Cárie dentária
O que é a erosão dentária?
Ocorre quando o ácido desgasta o esmalte dos dentes, que é a camada brilhante, protetora, externa do dente. Sem a proteção do esmalte, os dentes são mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries, bem como ficar sensíveis, rachados e descoloridos.
Em um desses estudos foi comparado o dano nas bocas de três indivíduos:
- Um usuário de metanfetamina
- Um usuário de longa data de cocaína
- Um indivíduo que abusou de refrigerante consumindo 2 litros de refrigerante diet por dia, durante três a cinco anos
- Cada participante admitiu ter má higiene bucal e não visitar um dentista regularmente.
- Os pesquisadores descobriram o mesmo tipo e gravidade dos danos da erosão dentária na boca de cada participante.
O ácido cítrico presente em refrigerantes quando utilizados regularmente na dieta, é conhecido por ter um alto potencial para causar erosão dentária.
Os ingredientes utilizados na preparação da metanfetamina pode incluir materiais extremamente corrosivos, como por exemplo o ácido da bateria, combustível de lanterna, e desentupidor nasal.
Veja também: Gengivas inflamadas
O crack é altamente ácido na natureza.
Com isso é recomendado minimizar o consumo de refrigerante e beber mais água. Além disso, pode-se mascar chiclete sem açúcar ou lavar a boca com água após o consumo de refrigerante(seria bom até escovar os dentes levemente, sem esfregar com força) e com isso diminuir a acidez bucal por aumento da salivação.