Guia dos Dentes

Dor de dente: como agir?

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

abfração-4

A dor de dente sempre foi um dos maiores problemas para a odontologia. Os medicamentos possuem um limite de ação e em várias vezes não são capazes de dar conforto ao paciente. Em muitos casos, as dores de dente são extremamente fortes, impossibilitam de trabalhar ou fazer as atividades diárias normalmente e se tornam a grande necessidade da odontologia em resolver a dor do paciente da forma mais rápida possível. Vou tentar abordar o máximo possível e tentar fazer um pequeno manual de como agir quando tiver dor de dente.

A primeira perspectiva que você precisa abranger está relacionada com o fato de a dor de dente ter várias causas e isso está diretamente relacionado com o tipo de dor, que pode variar bastante. Para cada causa ou cada tipo de dor, terá uma ação diferente com pontos em comum e é ai que você precisa entender as causas e os tipos de dor de dente.

desgaste-5

Entenda as principais causas da dor de dente:

– Um trauma, uma batida, uma queda.

– Uma cárie que tomou proporções maiores e atingiu a polpa (nervo) em vários estágios.

– Uma exposição direta da polpa, do nervo.

– Aparelho dental causando dor.

– Prótese que usa dente como suporte, removível ou fixa, causando dor.

– Dor de dente causada por sensibilidade dentária, nos mais variados estágios.

– Dentre outros fatores.

dor-11

Como você pode constatar, são várias as causas e isso está diretamente ligado ao que podemos fazer para resolver o problema. Nessa primeira conversa não vamos falar isoladamente sobre cada uma dessas dores mas teremos conversas sobre cada uma delas e como podemos resolver.

De forma geral, sejam dores crônicas ou agudas, existem alguns protocolos de controle da dor até que seja a hora do atendimento com o profissional e vou lhes ensinar agora:

– Dor de dente pode melhorar ou piorar com água gelada. Vale a pena tentar beber água gelada e deixar um pouco parada sobre o local da dor de dente.

ca-1

– Uma grande quantidade de analgésicos pode ser comprada sem receita. Pergunte para o seu dentista o que deve usar e já deixe anotado para caso precise. Medicamentos mais fortes precisam de prescrição. No caso que você não conseguir uma consulta rápida com o dentista, pode buscar uma urgência ou emergência médica para ser medicado enquanto consegue chegar no dentista.

– Existem vários dentistas pelo Brasil que trabalham com atendimento de urgência, tenha sempre o contato de uns 2 anotado.

– Quanto menos você tocar ou colocar “coisas” no dente, melhor. Muitos produtos que os pacientes usam na hora do desespero, só pioram e agravam o caso, chegando a pacientes que perdem o dente por ter colocado besteiras no dente.

ab-4

Dor de dente não tem remédio que de jeito por completo e definitivamente. Você precisa achar o caminho mais rápido para chegar no dentista. Se tomar remédio, a dor passar e não for ao dentista, pode ter certeza que a dor voltará e cada vez mais forte.

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.. Clique aqui para se cadastrar!