Guia dos Dentes

Saiba mais sobre a importância do cuidado dental pediátrico

Por Redação Doutíssima 19/01/2014

cri-2

Quando o assunto diz respeito às crianças, todos os pais tem sempre a obrigatoriedade de procurar um pediatra logo que a criança nasce para poder ter a tranquilidade de que o bebê vai ficar bem e crescer saudável e livre de doenças. O que poucos lembram é com relação ao odontopediatra, um profissional também obrigatório para a formação do seu bebê. Esse atendimento tem sido negligenciado por muitos pais e na maioria das vezes, por desconhecimento. Vamos conversar um pouco sobre a importância do cuidado dental pediátrico.

cria-4

Assim que nasce, o bebê é completamente dependente dos pais e esses pais precisam saber o que fazer para poder cuidar bem de seus filhotes. Se os pais não souberem o que fazer de forma correta, não vão ter como ajudar e cuidar de seus filhos com eficiência e é nesse momento que se torna necessário um profissional que o ajude. O odontopediatra é responsável pelos cuidados dentais do bebê desde recém-nascido e nesse momento o seu maior papel é de orientar os pais que irão aplicar as técnicas em casa.

cri-1

Antes de nascerem os primeiros dentinhos:

– Limpeza ao longo de toda a gengiva com gaze estéril e soro fisiológico ou água destilada. Isso sempre depois das mamadas ou sempre que o beber se alimentar com algo.

 

Quando começam a nascer os dentinhos de leite:

– Nesse momento pode-se continuar a utilizar a técnica da gaze em cima da gengiva mas já pode ir trocando aos poucos por uma escova infantil bem macia ou uma dedeira bem macia. Os movimentos são lentos e leves, sem uso de força. O controle da dieta é importante e deve-se evitar ao máximo alimentos ricos em açúcares ou amido. Conforme a boquinha vai crescendo é trocada a escova por uma maior mas mantendo os mesmos critérios.

cri-5

Quando começa a trocar os dentinhos e nascer os dentinhos permanentes:

– Nesse momento não só o odontopediatra é importante como já se faz necessária a primeira visita com o ortodontista. Os cuidados com a escovação e com a alimentação se mantém e os pais já começam a deixar seu filho fazer a escovação sozinhos mas supervisionados. O odontopediatra vai marcar uma consulta para verificar a técnica de escovação e dar algumas dicas.

cria-1

O importante em todas essas fase é formar um adulto consciente de suas responsabilidades com relação à higiene bucal e conhecedor das técnicas responsáveis por uma boa saúde bucal. Espero que você tenha compreendido a importância do cuidado dental pediátrico e o que precisa para aplicá-lo.