Guia dos Dentes

Doutor, será que ficou um pedaço de dente após extração?

Por Redação Doutíssima 28/10/2013

espicula-3

Não é raro ouvirmos pacientes que fizeram algum tipo de exodontia dental (arrancou um dente) e no mesmo dia ou logo alguns dias depois começa a sentir algo causando um desconforto no local como se fosse um pedaço de um osso misterioso que surgiu de algum lugar e a primeira coisa que o paciente pensa é que o dentista fez algo de errado e deixou um pedaço do dente. Mas será que isso é mesmo um pedaço de dente? É normal isso acontecer? Depois do que vamos falar hoje você vai descobrir o que realmente acontece nesses casos e o que deve fazer.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

 

ext-4

Existe uma estrutura chamada de espícula óssea que de forma geral é um termo encontrado, dentre muitas opções, na osteologia, na cirurgia dentária e também na oftalmologia. É mais comumente utilizado para definir a matriz óssea na formação de um novo osso.

Na odontologia utilizamos esse termo para descrever o que muitos pacientes confundem com um pedaço de dente deixado pelo dentista, mas é na verdade uma espícula óssea.

São várias as causas do acontecimento das espículas ósseas, como:

– Pequenas fraturas no osso ao redor do dente quando o dentista está criando espaço suficiente para removê-lo.

– Em algumas cirurgias existe a necessidade de utilização de brocas capazes de cortar o dente em pedaços e quando isso acontece, pode ocorrer alguma fragmentação desses pedaços do próprio osso que é a base para o dente.

– Quando o dentista manipula os instrumentos, é colocada uma força significante que pode quebrar pequenos pedaços do osso ao redor do dente.

espicula-2

Normalmente esses pequenos fragmentos de dentes são completamente removidos em um momento no final da cirurgia quando o dentista aspira e irriga com soro fisiológico o local, além de curetar ou raspar pequenas pontas mais “pontiagudas” de osso que possam machucar o paciente ou prejudicar a cicatrização.

De forma geral, esses pequenos pedaços chamados de espícula óssea, não são pedaços de dentes que o dentista deixou. Eles vão aos poucos sendo expulsos naturalmente pelo organismo e são vários os relatos de pacientes que pegaram e retiraram os pedacinhos com o próprio dedo ou com a língua.

espicula-4

Não é nada grave e pode ser resolvido facilmente, se tiver alguma dúvida a primeira pessoa a ser informada é seu dentista, ele vai avaliar o caso e o nível de sua cirurgia e decidir se espera os 7 dias que você vai retornar para retirada dos pontos ou se ele vai marcar um retorno imediato para verificar o que está ocorrendo e se pode comprometer ou não a boa finalização do caso.