Filhos

Descubra os benefícios do quarto montessoriano para o bebê

Por Redação Doutíssima 07/09/2015

O quarto montessoriano refere-se a uma proposta diferenciada, em que o adulto adota o ponto de vista da criança. Isso quer dizer que aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos, assim poderá desenvolver a sua autonomia e independência, princípios montessorianos.

 

Foco do quarto montessoriano

“Em um quarto montessoriano, os brinquedos devem ser deixados em prateleiras baixas o suficiente para que a criança os alcance, assim como suas roupas, se queremos que a criança se vista sozinha um dia”, diz Heloisa Campos Pacheco, gestora em Educação Montessori.

quarto montessoriano

Quarto projetado para incentivar a autonomia da criança é importante para o desenvolvimento. Foto: iStock

De acordo com ela, que também é psicopedagoga clínica e institucional e arteterapeuta, da Escola Constructor, em Porto Alegre (RS), o ponto de vista da criança não é só a altura de seus olhos ou o alcance de seus braços, mas o comprimento de suas pernas. 

Os principais elementos nesse contexto de montagem do quarto montessoriano são a cama, a mobília e os estímulos sensoriais. Segundo Helena, a cama não precisa ser um berço.

“A criança pode, sem risco de saúde ou segurança, dormir em um colchão, que pode ser colocado direto sobre o chão ou sobre um estrado baixo ou uma camada de borracha, para isolá-lo da temperatura do piso”, diz a gestora.

Quando o bebê é pequeno, muitos pais gostam de proteger esse colchão com almofadas, em volta, para que a criança não corra o risco de cair durante a noite. A criança não precisa ficar presa se o quarto for adequado a ela, basta que fique segura, por isso não é necessário a cerca do berço.

“Aos poucos,  a criança aprende a controlar seu corpo durante o sono. Aprende a  subir e descer da cama quando desejar”, completa Heloisa.

Heloisa faz questão de ressaltar que a Educação Montessoriana faz um grande bem ao homem de amanhã, pois educa com liberdade as crianças de hoje, dando a elas, respeito, amor e autonomia.

A criança aprende a colaborar, cresce sabendo organizar seu mundo interior e dinamizar suas potencialidades. “O quarto faz parte deste olhar educativo”, comenta.

Elementos importantes no quarto montessoriano

A gestora da Escola Constructor dá mais alguns detalhes dos elementos fundamentais para o quarto montessoriano e explica por que eles são tão importantes.

1. Um espelho horizontal baixinho

quarto montessoriano

Para proporcionar o reconhecimento da criança como indivíduo, o espelho é item essencial. Foto: Shutterstock

Enxergar-se pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia.

2. Uma barra na parede

quarto montessoriano

Uma forma de evitar que a criança dependa do adulto para andar é colocar barras na parede. Foto: Shutterstock

Pode ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta do adulto. Pode-se pendurar objetos nessa barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivo a atingir quando tentar caminhar. Pode-se acrescentar painéis com estímulos sensoriais.


3. Janela

quarto montessoriano

A luz natural vinda da janela e o que é visto fora do quarto ajudam no desenvolvimento. Foto: Shutterstock

A janela é importante para que haja luz natural no quarto, que faz sempre bem. Os estímulos de que a criança precisa são os do mundo que a cerca. 

4. Instrumentos musicais e rádio

quarto montessoriano

Instrumentos musicais ao alcance da criança podem estimular os aspectos sensoriais. Foto: Shutterstock

Vale a pena ter instrumentos musicais e um rádio, no qual podem tocar, por períodos do dia, músicas de compositores clássicos. Os instrumentos podem ser uma flautinha doce simples, um violão, um chocalho ou um tambor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


Sites parceiros