Filhos

Filmes para crianças: veja opções para assistir com a garotada

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

Em 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças e nessa hora é bacana preparar algo diferente para fazer com os filhos. Uma boa dica é investir em uma sessão de cinema com os melhores filmes para crianças, desde os clássicos até os lançamentos. Para não errar na escolha, também é importante saber o que é indicado para cada faixa etária.

 

Filmes para crianças são uma ótima atividade

Para quem deseja levar os pequenos ao cinema em comemoração ao Dia das Crianças as melhores pedidas são Hotel Transylvânia 2 e Peter Pan, que estarão em cartaz em grande parte das salas nessa época. Esses são dois dos filmes mais aguardados desse ano.

filmes-para-criancas-Fortissima-iStock-Getty-Images

Aproveite o Dia das Crianças para assistir a um filme ao lado dos pequenos. Foto: iStock, Getty Images

Cerca de três anos depois do lançamento do primeiro filme, chega aos cinemas Hotel Transylvânia 2. A história continua se passando no hotel que dá nome ao filme porque depois do casamento da vampira Mavis com o humano Jonathan eles continuaram vivendo lá com seu filho, o pequeno Dennis.

 

O desenrolar da animação mostra a saga de Drácula tentando descobrir se o neto será um vampiro de verdade, já que até os 5 anos ele não tem dado qualquer indício disso.

 

Por outro lado, Peter Pan não se trata de uma animação e sim de um filme com atores reais – como Hugh Jackman, por exemplo. Em resumo, a história mostra como Peter Pan desembarcou na Terra do Nunca e estabeleceu contato com os seres mágicos desse local.

 

Para quem deseja diversão com a criançada sem sair de casa, vale a pena investir nos clássicos. Os Goonies, de 1985, é uma ótima opção. No filme, um grupo de amigos de infância, um mapa do tesouro e um gigante assustador são os ingredientes da aventura do produtor Steven Spielberg.

 

Outra opção é ET, o Extraterrestre, de 1982. No filme, lliott e as crianças do bairro se unem para salvar seu visitante de outro mundo e ajudá-lo a chegar em casa.

 

Cuidados ao levar as crianças ao cinema

Uma pesquisa feita por estudantes da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e publicada na revista Media Psychology estudou os efeitos de filmes de terror em crianças e adolescentes. E dos 150 participantes desse levantamento, 52% mostraram distúrbios após serem expostos a filmes inadequados para a idade, principalmente relacionados ao sono e à alimentação.

 

No Brasil, a classificação etária dos filmes é feita pelo Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, vinculado ao Ministério da Justiça. Como o próprio nome sugere trata-se apenas de uma indicação, ou seja, acompanhada dos pais a criança pode entrar no cinema para assistir qualquer filme.

 

Para facilitar a assimilação, cada idade corresponde a uma determinada cor. Confira o que esperar em cada uma delas.

 

L (cor verde): significa que o filme é apropriado para todas as idades, sem conteúdo prejudicial.

 

10 (cor azul):violência e linguagem inapropriada, mas em menor intensidade.

 

12 (cor amarela): é possível que haja cenas de violência, consumo de drogas e insinuação sexual.

 

14 (laranja): presentes conteúdos mais violentos e de conotação sexual mais sugestiva.

 

16 (vermelho): mais violência e conteúdo sexual intenso – são possíveis cenas de tortura, suicídio, estupro ou nudez completa.

 

18 (preto): pode haver violência e conotação sexual extremas – inclusive pedofilia ou incesto, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros