A estética está cada vez mais exigente e com isso, as pessoas tem uma grande necessidade de desentortar seus dentes para ter um sorriso mais harmônico. Uma grande parte dos pacientes fica desconfortável com a colocação de várias peças de metal na boca e, somado a isso, ligas coloridas que sujam ou soltam sem muita dificuldade.
É nesse momento que os aparelhos estéticos vieram com toda a força e dentre eles está o aparelho dental em porcelana ou o de safira.
Veja também: como acabar com as dores na face
Os aparelhos dentais que podemos chamar de estéticos, já existem em várias opções e vou exemplificar algumas a partir de agora:
- Aparelho dental em acrílico transparente(policarbonato)
Foi como tudo começou e ainda é utilizado no mercado para baratear o tratamento estético. Tenho algumas restrições em relação a fragilidade e precisão das peças mas acredito que possa ser utilizado em pacientes com pouca condição financeira e que tenham extremo cuidado com alimentação e manuseio do aparelho.
- Aparelho dental em porcelana
Totalmente discreto, podendo o material chegar bem perto da tonalidade da cor do dente.
- Aparelho dental em porcelana com canaleta metálica
Acelera e da mais precisão ao tratamento.
- Aparelho dental em porcelana autoligado
Não precisa das liguinhas transparentes, aproveitando melhor o fator estético pois as liguinhas podem manchar após algum tempo, dependendo da sua alimentação e da qualidade das ligas.
- Aparelho dental em safira
Material similar à porcelana, promete mais “claridade”, é bem translúcido (estético), menos manchas nas peças e precisão no tratamento. O custo é um pouco mais elevado, mas alguns ortodontistas não trocam ela por nada.
Assim como o de porcelana, já possui a opção com canaleta reforçada e com a ausência de ligas de borracha também conhecidas como alastik, elastic ou liguinhas.
- Invisalign
Uso muito essa técnica em casos mais simples de alinhamento dentário, em pacientes que precisam diariamente do máximo de estética. Consiste em placas pré-fabricadas transparentes que são trocadas ao longo do tratamento (pelo dentista), guiando os dentes para o local certo. Ao fim de todas as placas, os dentes ficam em perfeita localização e o paciente faz o tratamento com bastante conforto.
É muito importante vocês entenderem que o aparelho ortodôntico não é um adereço estético como um brinco ou um cordão e a intenção não é ficar trocando as ligas.
Saiba mais sobre: dentes saudáveis sem tabaco
O aparelho ortodôntico é um tratamento sério e gera efeitos colaterais e com isso, foi feito para ser utilizado o mínimo possível de tempo e somente pelo dentista especialista em Ortodontia.
ATENÇÃO: não troque as ligas em casa sozinho nem com pessoas que não são especializadas. Você estará correndo riscos graves até ao ponto de perder dentes ou ter problemas gengivais graves.