Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: faz diferença passar o fio dental antes ou depois da escovação?

Por Redação Doutíssima 23/01/2014

MINOLTA DIGITAL CAMERA

Essa é uma dúvida que fica na cabeça de vários pacientes e leitores, sempre buscando a melhor ordem para fazer as coisas e isso pode realmente influenciar na execução da limpeza ou higiene bucal. Precisamos compreender melhor o que faz parte da limpeza bucal e além disso, a sequência de execução de cada um dos elementos dessa limpeza. O fio dental apresenta função importantíssima na limpeza dos dentes, em locais difíceis de se chegar com a escova dental. Mas a pergunta que não quer calar é: Uso o fio dental antes ou depois da escovação?

Para ser sincero para você, do ponto de vista técnico, acredito que a ordem não tenha influência. Posso ver vantagens e desvantagens tanto na utilização do fio dental antes quanto depois. Isso quer dizer que você pode encontrar alguém que siga uma escola que utiliza o fio dental antes da escovação dentária e logo depois encontrar uma outra pessoa que acredita que seja melhor utilizar depois da escovação.

fio-8

O ponto que deveria ser questionado pelos pacientes e leitores é: eu sei usar o fio dental? Eu utilizo com a frequência e eficiência necessárias? Mas se você me obrigar a tomar uma decisão do momento no qual devemos utilizar o fio dental, eu decidiria por antes da escovação, mesmo correndo o risco de empurrar alguns restos de alimentos para dentro da gengiva e piorar as coisas.

Podemos criar um protocolo de higiene bucal que seguiria a seguinte sequência:

– Inicie com um bom bochecho com água e repita umas 3 vezes.

– Passe o fio dental em todos os dentes, não somente nos dentes da frente como alguns fazem. Pacientes com aparelho ortodôntico e próteses fixas precisam de consulta com o dentista para aprender a fazer a limpeza dental e principalmente utilizar o fio dental ou outras possibilidades como as escovas inter dentais.

– Repita um ou dois bochechos com água.

fio-4

– Inicie a técnica padrão de escovação que é eficiente e simples.

1- Coloque apensa uma gota de pasta dental na escova e inicie a escovação com a escova em um ângulo de 45 graus com a linha da gengiva. Sei que é difícil no inicio achar esse ângulo mas ele é importante e precisa ser feito. Peça ajuda ao seu dentista.

2- Quando escovar os dentes, mexa a escova com suavidade para trás e para frente, sobre a parte anterior, posterior e superior (superfície que mastiga) dos dentes. Não escove com força sobre a linha da gengiva; isso pode irritar as gengivas. As gengivas precisam ser levemente massageadas e não esfregadas.

3- Lembre-se de escovar atrás dos dentes anteriores (inferiores e superiores). Use as cerdas superiores da escova para chegar a esta zona ou com a escova deitada e varrendo da região da gengiva até a ponta ou incisal do dente.

fio-7

– Finalize com um bom bochecho com um antisséptico ou se não for usar o antisséptico, não é para bochechar com água, somente cuspir o excesso de pasta dental. Assim, o flúor permanecerá em maior quantidade na superfície dental e terá melhor concentração para lhe proteger.