Guia dos Dentes

Higiene bucal com aparelho ortodôntico

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

espe-6

Um fator que agrava muito em alguns pacientes que fazem uso do aparelho é com relação à saúde bucal. Muitos pacientes tem problemas dos mais variados tipos após a colocação do aparelho dental. Um problema que vejo frequentemente é com relação à dificuldade de alguns pacientes de higienizar a cavidade bucal depois de colocar o aparelho ortodôntico.

???????????????????????????????

Existem vários fatores que podem causar problemas em pacientes que colocaram recentemente o aparelho ortodôntico:

– O paciente já não limpava bem os dentes mas como não estava com o aparelho, a limpeza era suficiente para não causar grandes problemas mas após a colocação do aparelho ortodôntico, a retenção de alimentos aumentou muito e o paciente não melhorou os cuidados com a higiene bucal.

– Alguns pacientes colocam aparelho e não mudam os hábitos de higiene bucal. Continuam escovando, passando fio dental e utilizando bochechos da forma que usavam anteriormente e isso causa um maior acúmulo de alimentos e resíduos que não são retirados de forma eficiente.

esp-4

– Existem ainda os pacientes que começam bem o tratamento, extremamente cuidadosos mas uns meses depois começam a se descuidar e ficar menos motivados com a higiene e cuidados com o aparelho ortodôntico e isso vai causar os problemas bucais.

– Dentre alguns outros perfis de pacientes que o ortodontista precisa prestar atenção para saber como agir antes que aconteça algum problema.

Os principais problemas que acontecem com os pacientes que se descuidam da higiene bucal ao longo do tratamento ortodôntico são:

– Problemas gengivais e periodontais.

– Aumento de incidência de cárie.

– Problemas bucais que já existem podem ser agravados.

– Pacientes que já possuem problema de mau hálito podem sofrer de agravamento do caso e pacientes que não possuíam podem passar a ter.

fio--4

Tendo maior conhecimento do caso, você já pode entender a necessidade de uma higiene bucal específica para pacientes que fazem uso do aparelho ortodôntico, com maior cuidado e atenção.

Para alguns pacientes é aconselhado uma escova dental específica para pacientes com aparelho ortodôntico, acessórios para auxiliar na utilização do fio dental como o passa fio ou mesmo pasta dental de tratamento gengival que pode ser utilizada de acordo com recomendação do dentista.

Se você está pensando em colocar o aparelho ou já está com o seu, precisa entender que terá grandes responsabilidades com relação aos mais diversos fatores e um deles é a limpeza da cavidade bucal que vai poder lhe dar tranquilidade ou problemas. Se você seguir todo o recomendado vai ter um tratamento tranquilo e sem dores.