Clínica Geral > Uncategorized

Você sabe como aliviar os sintomas da menopausa? Veja dicas que podem te ajudar

Por Redação Doutíssima 20/05/2014

A menopausa é uma fase da vida que vai chegar para todas as mulheres, mas que, felizmente, proporciona tempo para que seja possível se preparar para ela. Geralmente, entre os 45 e os 55 anos de idade, o ciclo fértil das mulheres acaba, terminando com as menstruações. Já antes disso, o corpo vai sofrendo com as mudanças hormonais, surgindo daí a necessidade de aliviar os sintomas da menopausa.

Os sintomas da menopausa são diferentes e em proporções que variam de indivíduo para indivíduo. Algumas mulheres não vão precisar aliviar os sintomas da menopausa com mais rigidez, como com a ajuda de remédios. Já outras terão que talvez tomar dosagens hormonais para suprir a mudança e aliviar os sintomas da menopausa.

Ondas de calor é um sintoma da menopausa que atinge quase todas as mulheres. Foto: Shutterstock

Ondas de calor é um sintoma da menopausa que atinge quase todas as mulheres. Foto: Shutterstock

Como aliviar os sintomas da menopausa

Uma ótima dica para aliviar os sintomas da menopausa é ter uma alimentação balanceada. Primeiramente, é importante focar que o corpo está mudando e sua rotina terá de se acostumar a essas mudanças também.

Nada de fazer refeições muito pesadas ou comer muito em um só momento. Quanto maior for o excesso de comida, mais complicado será para o organismo digerir. A queima de gordura nessa fase da vida é mais lenta e isso pode prejudicar o corpo.

Faça pequenas refeições durante o dia e, se puder incluir linhaça na sua dieta, melhor ainda! Esse pequeno grão quase sem gosto ajuda o corpo a preservar o ômega 3 e lignanas, ambos usados no tratamento de reposição hormonal.

Já que você vai colocar linhaça na dieta para aliviar os sintomas da menopausa, aproveite e coloque sementes de amaranto também! Elas ajudam a controlar o colesterol no organismo.

Outra forma de aliviar os sintomas da menopausa é aumentar o consumo de alimentos antioxidantes, leite e água. Ainda na ideia de inserir alimentos no cardápio, encontre um lugar para a soja!

Entenda os sintomas

Os sintomas da menopausa são, normalmente, os conhecidos “calorões” (ondas de calor repentinas que tomam o corpo), problemas com o sono, suores noturnos (como são chamadas as ondas de calor que acontecem enquanto a pessoa dorme) e até mesmo depressão, causada pela mudança hormonal e como ela afeta e desestabiliza o emocional feminino.

Focaremos na ondas de calor: esse sintoma da menopausa é característico e atinge praticamente todas as mulheres. Ele é uma sensação de calor que atinge a parte superior do tórax e o rosto, começando subitamente e sem sintoma prévio. Os médicos não sabem explicar o que faz com que essas ondas comecem.

Essa “crise” dura poucos minutos, com o calor se espalhando pelo corpo. Muitas mulheres transpiram muito durante elas, sentem calafrios, palpitações ou ansiedade. Todos esses sintomas secundários são normais.

As ondas de calor podem acontecer diversas vezes durante o dia ou à noite e, ainda, perdurarem por alguns anos depois do último ciclo menstrual da mulher. Quando as ondas ocorrem durante o sono, elas são denominadas suores noturnos. Elas podem fazer com que a mulher acabe suando através das roupas, fazendo-a despertar.

Como a crise pode não acontecer apenas uma vez por noite, a pessoa pode acabar acordando várias vezes. A provação de um período de sono de qualidade gera outros sintomas também conhecidos, como a fadiga, a dificuldade de concentração, o mau humor e a irritabilidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar? 

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual