Clínica Geral

Entenda a narcolepsia: sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

ufurfu

Narcolepsia? O que é isto?  Nunca ouviu falar? Confira então as informações que você precisa para entender a narcolepsia: sintomas e tratamento.

Leia mais: Quantas horas de sono precisamos por dia?

O que é a narcolepsia?

A narcolepsia é um distúrbio do sono que se caracteriza por uma sonolência excessiva durante o dia. Esta sonolência independe da quantidade de horas dormidas por noite. Ou seja, se o indivíduo tem narcolepsia sentirá essa sonolência mesmo que tenha dormido, por exemplo, 8 horas durante a noite. A narcolepsia atrapalha de forma marcante a prática das atividades cotidianas tornando algumas como dirigir, operar máquinas ou cozinhar especialmente perigosa. Não se deve confundir narcolepsia com preguiça. Muitas vezes existe uma dificuldade de diagnóstico reside no fato que muitas pessoas encaram, sem saber obviamente, a narcolepsia como uma falta de sono noturna ou uma situação normal. O diagnóstico pode ser feito a partir de dois exames laboratoriais: a polissonografia e o teste de latências múltiplas.

64q4j3181hfk4i0bejesv96dz

Sintomas

Dentre os principais sintomas da narcolepsia, podemos citar:

  • Sonolência excessiva durante o dia
  • Paralisias recorrentes nos momentos em estamos “pegando no sono”
  • Paralisias recorrentes nos momentos em que estamos acordando
  • Fraqueza muscular relacionada a reações físicas como o medo e a raiva
  • Alucinações visuais e auditivas recorrentes no início do sono
  • Alucinações visuais e auditivas recorrentes no momento em que acordamos

Leia mais: O que é zumbido no ouvido: sintomas e tratamento

Tratamento

O tratamento principal consiste em medicação estimulante. Antidepressivos como a fluoxetina também podem ser prescritos para controlar as alucinações e paralisias do sono. Faz parte do tratamento também a redução no consumo de cafeína, “sonecas” programadas, atividades físicas e alimentação saudável. É importante que o paciente tenha uma vida que possa se adaptar com o distúrbio, uma vez que o tratamento pode ser longo.

narcolepsia-significado

Aos amigos e familiares dos indivíduos portadores deste distúrbio, paciência e apoio é fundamental. Lembre-se que se trata de um distúrbio e não tem relação nenhuma com preguiça ou noites mal dormidas.

Fontes: Drauzio Varella, Distúrbios do sono