Medicamentos > Medicina Alternativa

Óleo de lorenzo é alternativa para doenças do sistema nervoso

Por Redação Doutíssima 14/06/2014

O óleo de lorenzo é um suplemento alimentar muito utilizado no tratamento de doenças do sistema nervoso como a adrenoleucodistrofia. A doença é provocada pelo acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa no cérebro e na glândula supra-renal, causando a perda da bainha de mielina que cobre os neurônios.

Efeitos do óleo de lorenzo

No tratamento da adrenoleucodistrofia, o óleo de lorenzo ajuda a normalizar os níveis de ácidos graxos e diminui o risco de desenvolvimento da doença degenerativa e, em alguns pacientes, o óleo de lorenzo também pode melhorar a qualidade de vida.

Óleo de lorenzo diminui o risco de desenvolvimento da doença degenerativa. Foto: Shutterstock

Óleo de lorenzo diminui o risco de desenvolvimento da doença degenerativa. Foto: Shutterstock

O óleo de lorenzo, composto por trioleato de glicerol e trierucato de glicerol, ainda ajuda a prevenir problemas do sistema nervoso em crianças com adrenoleucodistrofia, mas que ainda não apresentam sintomas. Já naquelas que já manifestam sinais da doença, o óleo de lorenzo é indicado no tratamento para melhorar e prolongar a qualidade de vida.

Para o tratamento de doenças do sistema nervoso, recomenda-se tomar de 2 a 3 mL/dia do óleo de lorenzo, lembrando que a dosagem deve ser adequada de acordo com o estado de saúde do paciente.

Contradições do óleo de lorenzo

Como toda medicação, o óleo de lorenzo também pode causar efeitos colaterais. Os efeitos são raros, mas pode incluir hematomas ou sangramento.

O uso do óleo de lorenzo não é recomendado para mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação. Ele também não deve ser utilizado em pacientes com diminuição do número de plaquetas no sangue, trombocitopenia, ou com diminuição de glóbulos brancos, neutropenia.

A doença de Lorenzo

A adrenoleucodistrofia, ou Doença de Lorenzo, é uma doença genética rara ligada ao cromossomo X que atinge as glândulas adrenais, sistema nervoso e testículos. Ela atinge particularmente os homens e pode se manifestar em qualquer idade.

O sistema nervoso funciona como uma espécie de circuito elétrico e a mielina tem a função de isolamento das células nervosas deste circuito. A doença de Lorenzo altera a mielina, fazendo com que a condução deixe de ser feita corretamente, perdendo suas funções.

Os principais sintomas da doença vão surgindo aos poucos. A pessoa perde as funções da adrenal, as capacidades de falar e interagir, começa a ter problemas de visão, tem dificuldades para andar, passa a se alimentar por meio de uma sonda, tem convulsões e pode evoluir para uma espécie de coma. Tudo acontece porque seu corpo não consegue se manter sozinho, necessitando da ajuda de aparelhos.

O tratamento da adrenoleucodistrofia é feito com o uso de hormônios das glândulas adrenais e com o óleo de lorenzo, para retardar a evolução da doença. A fisioterapia e a psicoterapia também são indicadas.

A adrenoleucodistrofia ainda não tem cura. A expectativa de vida para pessoas que tem a doença é de cinco anos quando se manifesta em bebes, dez anos quando ela aparece entre os quatro e os dez anos de vida e, quando a doença se manifesta na vida adulta, o indivíduo pode viver por muitas décadas, tendo no óleo de lorenzo um aliado, embora a deterioração do sistema nervoso seja igualmente progressiva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

O que é homeopatia e para que ela serve?

Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

Remédios naturais para a gripe

Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas

Remédios caseiros para queimaduras solares

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado