Filhos

Como esterilizar corretamente a mamadeira e chupeta do seu bebê

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

1 esterilizar

Você há de concordar comigo que seu bebê merece todo o cuidado que você possa dar a ele, não é? Pois um dos maiores risco para a saúde do seu filho desde bem pequeno são os germes e bactérias presentes nas mamadeiras e chupetas que ele usa. A solução é esterilizar regularmente os objetos do seu filho. Mas como fazer isso? Descubra conosco.

 

Esterilizar é preciso

 

O leite materno já é esterilizado e é o melhor alimento, recomendado exclusivamente para o seu bebê até os 6 meses de idade. De qualquer forma, assim que o seu bebê precisar usar a mamadeira e a chupar chupeta, é recomendado que você nunca use esses utensílios sem antes esterilizá-los. Se seu bebê de até 6 meses precisa desses objetos, esterilize-os após cada uso. Desde que seu filho começa a mamar, as mamadeiras permanecem esterilizadas por 1 hora. Por isso, se após esse período ele precisar mamar novamente, deve-se usar outra mamadeira esterilizada.

 

Formas de esterilização

 

A maneira mais clássica e caseira de esterilizar os objetos do seu bebê é fervendo em uma panela.

Você deve colocar água em uma panela bem limpa e levar ao fogo. Quando a água estiver fervendo, mergulhe a mamadeira, os bicos de mamadeira e as chupetas. Os objetos devem permanecer submersos na água. Para que a esterilização seja alcançada, as mamadeiras devem ser fervidas por 20 minutos, chupetas e bicos de mamadeira por 5 minutos. Não ultrapasse o tempo de fervura indicado pois isso pode deteriorar os utensílios.

 

Outra forma prática são os esterilizadores existentes no mercado. Os esterilizadores para microondas são de fácil uso e podem ser encontrados sem dificuldades para compra. Normalmente, você deve colocar os objetos dentro do recipiente esterilizador com uma certa quantidade de água, fechar o recipiente e levar ao microondas por alguns minutos. A quantidade de água e o tempo no microondas varia de acordo com a marca. Para que a esterilização seja eficaz, siga as recomendações do fabricante.

1 esterilizador

Fonte: Doctissimo, bebe actual.