Você sabia que o óleo de abacate é um dos óleos funcionais mais benéficos para a saúde? Pesquisas científicas comprovaram os efeitos do óleo do abacate contra doenças cardiovasculares, câncer de próstata, diabetes, além da sua notável contribuição para ajudar a emagrecer. Basta uma colher do óleo de abacate por dia para que o efeito seja percebido.
Saiba quais são os benefícios do óleo de abacate:
Modo de usar
Não é necessário mais do que uma colher de sopa diariamente para aproveitar dos seus benefícios. Ele pode ser consumido puro ou em molhos para temperar saladas. O óleo também pode ser utilizado para cozinhar ou finalizar pratos quentes, pois não perde suas propriedades se for aquecido.
Ele também pode ser utilizado como cosmético. Aplicando sobre a pele, ele auxilia na prevenção contra rugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Se aplicado sobre os cabelos secos, serve para amaciar os fios.
6 grandes razões para consumir o óleo de abacate
- Barriga sequinha: o óleo ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio responsável pela compulsão por comer e pelo acúmulo de gordura na região do abdome.
- Coração saudável: por ser rico em ácidos graxos, o óleo de abacate ajuda a diminuir os níveis de triglicérides e de colesterol ruim, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.
- Controle da diabetes: ele possui altos níveis de vitamina E, o que auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e protege o organismo contra a aterosclerose e o envelhecimento precoce.
- Imunidade alta: devido às suas altas taxas de lipídios, vitaminas, ômegas e antioxidantes, ele aumenta a produção de células de defesa no corpo, o que ajuda a prevenir gripes, resfriados e infecções.
- Saúde dos olhos: por ser fonte de antioxidantes, vitamina A e outros nutrientes, além do possuir um carotenóide chamado luteína, ele tem o poder de prevenir a catarata e outros problemas oculares que podem levar à cegueira.
- Proteção da próstata: o óleo de abacate possui o beta-sitosterol que inibe a ação de uma enzima relacionada à redução da produção de testosterona, o que evita um desequilíbrio hormonal e auxilia no tratamento do aumento da glândula da próstata.
Fonte: Mundo Verde