Nutrição

7 Dicas para consumir mais fibras

Por Redação Doutíssima 17/10/2013

20111021211713A fibra é um nutriente indispensável para quem quer emagrecer e permanecer magro e saudável. Estudos mostram que o aumento de fibras na dieta pode reduzir o risco de diabetes e outras doenças, além de ajudar na perda de gordura, resultando na perda de peso corporal. A fibra também pode aumentar a saciedade, ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e proteger contra derrames.

Aqui estão sete estratégias para ajudá-lo a incorporar mais alimentos ricos em fibras em sua dieta diária:

 

 

1 . Verduras

Espinafre, couve e outras verduras verde-escuras contêm o máximo de fibras e nutrientes com o mínimo de calorias. Fazer saladas é uma maneira ideal para comer mais verduras. Você também pode usar grandes folhas de alface como alternativas para os pães em sanduíches.

 

2. Legumes crucíferos

Além de fornecer vitaminas, minerais e nutrientes que combatem o câncer, couve-flor, brócolis e outros vegetais crucíferos são grandes fontes de fibra. Cozinhe-os em um pouco de óleo de coco para ajudar seu corpo a absorver melhor os nutrientes solúveis em gordura.

 

3. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm valores mais baixos em açúcar e superior em nutrientes se comparadas à outras frutas. As framboesas estão no topo da lista, com impressionantes 8 gramas de fibra por copo. Tome vitaminas de frutas vermelhas para começar seu dia reforçando suas reservas de fibras.

 

4 . Feijão e leguminosos

Os grãos são outros aliados da saúde, pois são uma rica fonte de nutrientes e fibras que também colaboram para a variedade no seu prato. Uma xícara de lentilhas cozidas fornece quase 16 gramas de fibra, e outros grãos não ficam muito atrás .

 

5. Carboidratos ricos em amido de liberação lenta

Troque carboidratos calóricos, como as batatas comuns e o arroz branco por carboidratos ricos em fibras e nutrientes, como a batata doce e a quinoa.

 

6. Os 2 As

Alcachofra e abacate são os dois “As” para consumir fibra. Uma alcachofra média e 1 xícara de abacate contém impressionantes 10 gramas de fibra, além de que são alimentos muito versáteis em matéria de culinária.

 

7. Nozes

Além de serem excelentes fontes de gorduras saudáveis, proteínas e nutrientes, as nozes e sementes também são uma ótima fonte de fibras. Um quarto de xícara de amêndoas fornece cerca de 4 gramas de fibra. Uma maneira fácil de incorporar esses alimentos é, por exemplo adicionar uma colheres de sopa de semente de linhaça moída em sua vitamina matinal. Você ganhará 2 gramas de fibra só nessa refeição.