Nutrição > Receitas

Aprenda a preparar o tradicional ceviche

Por Redação Fortíssima 12/02/2016

Principal prato da culinária peruana, o ceviche é leve e refrescante, feito com peixes e outros frutos do mar marinados em limão. A receita é ideal para o verão: além de ser deliciosa, tem baixo valor calórico e pode ser preparada facilmente, levando apenas alguns minutos para ficar pronta.  

Há diversas versões de ceviche, que são preparadas utilizando diferentes frutos do mar. A receita mais comum é feita com peixe branco, mas também pode ser utilizado salmão, camarão e até mesmo cogumelos.

Origem do ceviche

O ceviche representa muito bem a gastronomia do Peru e consiste num prato com cubos de peixe levemente cozidos em uma solução cítrica e ácida, que geralmente é o limão. Quando o peixe entra em contato com o suco do limão, ele sofre um processo químico em que a proteína se desnatura, alterando a sua textura e ganhando mais sabor.

Porção de ceviche.

Ceviche é um prato peruano que tem diversas versões com diferentes frutos do mar. Foto: iStock, Getty Images

O prato é consumido há mais de dois mil anos pelos povos incas e outros povos da América Latina, principalmente no Peru. Nos últimos anos, a receita se popularizou pelo mundo todo, existindo restaurantes especializados em ceviche em diversos países. Isso também fez com que surgissem diferentes versões, utilizando os mais variados frutos do mar na preparação.

A receita é fácil e muito rápida de preparar. O mais importante é ter utilizar um bom peixe e que esteja fresco, pois mesmo com a ação do limão, ele ficará cru. Não é preciso usar fogão ou forno no preparo, basta misturar todos os ingredientes e servir o prato bem gelado.

Como preparar o tradicional ceviche

Ingredientes

100 g de peixe branco (robalo, namorado, olhete) bem fresco em cubos

1 pimenta dedo de moça sem sementes cortada em tiras

5 folhas de coentro picadas

Suco de 4 limões

4 cubos de gelo

50 g de cebola roxa em fatias finas

1 batata doce cozida

2 minimilhos

Sal a gosto

Modo de preparo

Para começar, misture o peixe, a pimenta, o coentro e o sal em uma tigela. Esprema os limões por cima e acrescente os cubos de gelo. Misture até tudo ficar bem gelado, então tire os cubos de gelo e coloque a cebola roxa. Verifique o sal e sirva imediatamente em um prato fundo com todo o caldo, a batata doce e o milho.

Se preferir, também pode acrescentar camarão e lula ao prato. Para isso, cozinhe os frutos do mar por cerca de 20 segundos em água fervente e junte-os aos cubos de peixe.

Receita de ceviche com salmão

Ingredientes

300 g de salmão

1 xícara de suco de limão

¼ de xícara de pimentão verde

¼ xícara de pimentão vermelho

1 xícara de tomate-cereja cortado

1 cebola roxa picadinha

Sal a gosto

Pimenta a gosto

½ xícara de azeite.

Modo de preparo

O primeiro passo é cortar o salmão em tiras e depois em cubos bem pequenos, colocando-os em uma tigela e despejando o suco de limão e o azeite por cima. Mexa bem e acrescente os outros ingredientes, misturando tudo. Está pronto para servir.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!