[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Micro-siesta: como conseguir dormir 10 minutos e se sentir renovado

Por Redação Doutíssima 06/09/2013

A promessa da micro-siesta está feita: menos de 10 minutos e você poderá reencontrar toda sua concentração e energia sempre que precisar. Com um pouco de treinamento, os especialistas são unânimes em dizer que todos podem conseguir esses bons resultados.

stay_stress_free_at_work

Mas afinal, o que é a micro-siesta?

 

Também chamada de siesta flash, a micro-siesta se caracteriza por sua curtíssima duração, um pequeno repouso de menos de 10 minutos. Nesse período, o corpo esta na fase inicial do sono, ainda reagindo aos estímulos exteriores. Por isso, quando a pessoa acorda se sente totalmente estimulada para agir. O relaxamento abaixa os ritmos biológicos e leva o cérebro à fase de sono ligeiro. Alguns especialistas definem a micro-siesta como esse momento em particular. Com um pouco de prática é possível atingi-lo em poucos minutos, apenas com o tempo de algumas respirações profundas.

 

Benefícios: A micro-siesta oferece um ganho real de energia por um tempo equivalente de 10 à 15 vezes sua duração. Uma ou várias micro-siestas ao longo do dia permitem terminar mais rapidamente um trabalho urgente, revisar para uma prova com mais eficiência, estar em forma para um compromisso, aumentar o desempenho esportivo, evitar de dormir ao volante, entre outros.

 

Como fazer a micro-siesta?

 

Treine seu corpo. É preciso estar atento aos sinais que ele dá. Especialistas do sono dizem que a cada 90 minutos baixa a vigilância do corpo, e podemos facilmente identificar esse momento propício a uma micro-siesta no começo da tarde. Tente estar em boas condições para cochilar, em um ambiente tranquilo, deitado de costas com as pernas e os braços espaçados. Controle sua respiração, diminua o ritmo para que a frequência cardíaca também diminua, os músculos se relaxem e o cérebro seja induzido ao sono. Programe um despertador para que você não caia no sono profundo. Com o tempo você poderá fazer a micro-siesta sentado, ouvindo música, no transporte, no estacionamento, etc.

Insira a micro-siesta no seu dia-a-dia. Faça-a sempre que se sentir cansado. No trabalho ela é uma boa substituta das pequenas pausas para o cafezinho ou para fumar um cigarro. Como ela dura menos de 10 minutos, você nem precisa dizer que vai tirar um leve cochilo.

 

Fonte: doctissimo.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]