Especialidades

Tipos de voz: saiba reconhecer o seu e cuide bem da saúde

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

O Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, traz à tona uma reflexão que deve ser constante e não somente uma vez ao ano. Independente dos tipos de voz, os cuidados devem ser bem observados para preservar a saúde e o que, para muitos, é instrumento de trabalho.

Então, fique atento: falar em alta intensidade, usar fortemente a voz, falar quase até o “final do ar do pulmão”, beber pouca água e usar a voz em ambientes com muito ruído são alguns dos fatores que podem acarretar alterações na fala.

tipos de voz

Independente do tipo, todos precisam ter cuidados para preservar a saúde da voz. Fotos: iStock, Getty Images

A falta de cuidado com as cordas vocais, como popularmente são chamadas as pregas vocais, geralmente interfere na qualidade e nos tipos de voz e pode provocar limitações, sobretudo em profissionais como professores, cantores, teleoperadores e vendedores.

 

Antes de falarmos sobre os tipos de voz, é interessante conhecer algumas orientações.

 

Sinais de alerta na voz

A fonoaudióloga Marta Assumpção de Andrada e Silva, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, alerta que os fatores citados, somados a outras causas, podem levar a uma rouquidão, cansaço ao falar ou “ar” na voz. Esses sintomas, ressalta, não são normais e, por isso, devem ser diagnosticados e tratados.

Independente se seu tipo de voz é agudo, grave ou exageradamente grave, saiba que entre os problemas mais comuns nas pregas vocais estão os nódulos vocais, popularmente conhecidos por “calos”, os pólipos e a fenda, que é um espaço entre as pregas vocais. Essas alterações normalmente vêm acompanhadas de sintomas como rouquidão, soprosidade (“ar” na voz) e fadiga ao falar.

Se uma pessoa observa qualquer um desses sintomas por mais de 10 dias, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação.

 

A fonoaudióloga destaca que a ansiedade ou o estresse, muito comuns na sociedade atual, podem afetar a saúde vocal, uma vez que esses estados interferem diretamente no padrão respiratório, na articulação e, consequentemente, na voz.

 

Reconheça os tipos de voz

A educadora física e psicóloga Cristina Cairo, no livro, Metafísica da Saúde, aponta os tipos de voz e seus significados:

Aguda

Comum na pré-adolescência, é reflexo de imaturidade e pode se estender para a fase adulta caso a pessoa não desenvolva a maturidade. Persiste em continuar se expressando como criança, demonstrando assim traços de personalidade infantil.

Grave

Reflete o amadurecimento da personalidade. É uma voz bem colocada, com força de expressão, normalmente pronunciada numa altura suficiente para ser ouvida.

Exageradamente grave

Demonstra um mecanismo de compensação. Falar grosso é querer exercer um poder “glutal”, melhor dizendo, se impor verbalmente. É um mecanismo de compensação dos fatores de desigualdade, como a baixa estatura, sentimento de inferioridade, entre outros.

 

Dicas para cuidar de todos os tipos de voz

Alguns cuidados são essenciais para preservar todos os tipos de voz. Confira:

1. Beber bastante água

tipos-de-voz

Procurar beber água em pequenos goles. Esse deve ser um hábito de quem trabalha e depende da voz para isso. A fonoaudióloga indica que atores, professores, cantores e teleoperadores, principalmente, devem sempre carregar uma garrafa e fazer pausas na fala para beber água.

 

2. Manter uma alimentação saudável

tipos-de-voz

Manter uma alimentação equilibrada, respeitar os horários das refeições, os tipos de alimentos e mastigá-los bem. A professora ressalta que grandes intervalos entre as refeições podem provocar o refluxo laringofaríngeo e isso prejudicar as cordas vocais.

 

3. Praticar atividades físicas

tipos-de-voz 

Manter uma rotina de exercícios físicos é essencial para o condicionamento cardiorrespiratório e, assim, o indivíduo terá mais disposição, possivelmente com melhora da respiração, da qualidade do sono, diminuição do estresse, entre outros benefícios.

 

4. Evitar usar a voz em volume elevado

tipos-de-voz 

Evitar usar volume de voz elevado sem necessidade, se estiver em um ambiente ruidoso ou, se precisar gritar, procure projetar a voz, use o apoio respiratório e articule (abra a boca).

 

5. Sono equilibrado

tipos-de-voz 

Dormir pouco ou ter um sono de má qualidade afeta a voz. Quando a pessoa não descansa o suficiente, não tem um sono reparador, sua corda vocal irá ficar “pesada” e a voz, nesse caso, mais grave e com pouca projeção.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!