Especialidades

Má qualidade do sono é uma causa da demência. Saiba como dormir melhor

Por Redação Doutíssima 07/06/2014

A demência é a perda da função cerebral associada a uma série de outras doenças. O problema afeta a memória, o raciocínio, a linguagem, o juízo e o comportamento, mas não há consenso sobre o que provoca o quadro. Recentemente, pesquisadores norte-americanos identificaram a má qualidade do sono como uma causa da demência.

causa da demência

Sono em qualidade e quantidade inadequadas é relacionado à deterioração mental. Foto: Shutterstock

Entre os sintomas da demência, está a dificuldade na linguagem, na memória, na percepção, no comportamento emocional ou personalidade e nas capacidades cognitivas, como cálculo, pensamento abstrato e capacidade de julgamento. Em geral, o primeiro sintoma é o esquecimento.

Sono ruim pode ser causa da demência

O sono inadequado como causa da demência foi sugerido por estudiosos de hospital de Boston, nos Estados Unidos, a partir de uma pesquisa que sugere como cenário ideal dormir entre seis e oito horas por dia, todos os dias.

A má qualidade do sono como causa da demência está relacionada ao fato de que dormir poucas ou mesmo muitas horas está relacionado à deterioração mental e ao mal de Alzheimer.

A pesquisa que identificou o sono ruim como causa da demência examinou informações a respeito de 15 mil mulheres acima dos 14 anos. Como resultado, aquelas que dormiam menos de cinco horas ou mais de nove horas por dia apresentaram um funcionamento mental pior na comparação com outras que tinham um sono de qualidade superior.

Dessa forma, os pesquisadores atestam tanto a falta de horas dormidas como o sono excessivo como causa da demência. No entanto, o débito cognitivo foi recuperado por mulheres que mudaram seus hábitos, deixando de dormir menos de sete horas por dia para as recomendadas oito horas por dia.

Ao apontar o sono como causa da demência, os estudiosos ampliam a ideia de interferência do sono no desenvolvimento cognitivo humano. A pesquisa serve de alerta para uma fato cada vez mais comum: dormir pouco frente às atribulações de agenda.

Como dormir bem

Para quem se preocupa com a indicação do sono como uma causa da demência, a busca por alterar hábitos deve começar imediatamente. O mais indicado para dormir bem é procurar relaxar e não pensar nos problemas, independentemente de quais sejam eles.

É recomendado não ingerir alimentos e líquidos que sejam fonte de cafeína nas quatro horas que antecedem o sono. Eles estimulam o sistema nervoso central e estão presentes em chocolates, no café e no chá preto, por exemplo. O cardápio da noite deve ter, preferencialmente, alimentos mais leves, como as frutas e as verduras.

É importante ainda na busca por um sono de qualidade ter um ambiente bem escuro, já que a luminosidade prejudica a produção da melatonina, que é o hormônio responsável por estimular o seu sono. Também é vital que o ambiente esteja silencioso, de forma a permitir que haja um descanso do seu corpo e da sua mente.

Outra dica bastante dada por especialistas é quanto à chamada rotina do seu sono: é importante que haja um horário para dormir e outro para acordar, sempre fazendo uso do travesseiro e do colchão mais adequado para cada pessoa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

8 Alimentos ricos em vitamina D

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Descubra os sintomas da falta de Vitamina D no organismo

É importante sim! Saiba quais as funções da vitamina D no organismo e onde encontrar

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Vitaminas e suplementos: 10 perigos que podem surpreendê-lo

Deficiência mental: causas e tratamentos