Dieta > Exercícios > Gestante

Saiba tudo sobre o que acontece com o seu corpo após o parto do bebê

Por Redação Doutíssima 09/10/2013

gravApós o nascimento do seu bebê, você pode se sentir feliz fisicamente , mentalmente e emocionalmente. Você pode se sentir totalmente completa após a chegada desse ser tão desejado. Ou talvez você faça parte daquelas mães que se sentem completamente cansadas e insatisfeitas.

Para algumas mamães, o sentimento é de decepção e de depressão. Elas sentem o golpe do parto, das cicatrizes e outros problemas cirúrgicos que precisam curar e acabam pensando mais nisso do que no bebê.

Porém, não se preocupe, pois essa confusão no primeiro momento é completamente normal. Independente do estado em que você se encontra após o parto, saiba que você está se recuperando de uma enorme agitação física. Se você passou por uma cesariana, lembre-se que é uma grande cirurgia na região abdominal e que demanda cuidados. Portanto, cuide de você, do seu corpo, dê-se um pouco de tempo para descansar e se recuperar. Com bons momentos de descanso e com o apoio moral da família, a maioria das mulheres tendem a se recuperar rapidamente.

Veja agora o que acontece com o seu corpo após o parto do bebê!

A partir do momento em que você deu a luz, você vai ver muitas das mudanças que você experimentou durante a gravidez serem revertidas de repente.

  • Você provavelmente terá um fluxo de sangue: o chamado lóquio. Ele terá um aspecto de sangue no início e depois torna-se marrom. Com o passar dos dias, o corrimento ficará mais claro até adquirir uma aparência branca amarelada. Os primeiros 10 dias serão bastante desafiadores. A duração desses sangramentos varia de mulher para mulher e pode durar entre 4 e 6 semanas. Mas atenção! Nós informamos uma duração média, mas cada mulher pode reagir de forma diferente.
  • Seu útero vai diminuir rapidamente de tamanho. A amamentação pode ajudar a facilitar esse processo. Depois de algumas semanas, o útero deve retornar ao seu tamanho original. É possível que você sinta dores, especialmente se este é seu segundo filho ou de uma gravidez tardia. Estas dores são como contrações e podem ocorrer quando você estiver amamentando o bebê, pois a amamentação promove a contração uterina.
  • Sua vagina vai gradualmente voltar ao seu tamanho original. Mesmo que tenha sido esticada, ela vai gradualmente retornar ao seu lugar. Você pode se informar com um fisioterapeuta sobre sessões de reabilitação do períneo. O ideal é iniciar o tratamento dentro de 6 semanas após o nascimento. Mas pergunte a opinião do seu obstetra, só ele pode dar a luz verde sobre quando você deve começar o exercício!mamae e bb
  • Pequenos machucados no colo do útero, vagina e períneo cicatrizam rapidamente. Uma episiotomia – incisão efetuada na região do períneo – pode levar mais tempo. Os pontos podem causar desconforto e às vezes dores por algumas semanas.
  • Após o nascimento, seus seios estarão flexíveis, eles conterão o colostro (forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação, ele rico em anticorpos e proteínas, ideal para aumentar a imunidade do recém-nascido). Depois de três ou quatro dias, o leite vem com mais intensidade, dando uma sensação de calor e inchaço nas mamas. Seus seios também pode ficar muito sensíveis. No início da amamentação, geralmente durante os primeiros 10-20 segundos, pode ocorrer desconforto. Gradualmente, esses incômodos tendem a desaparecer.
  • Você pode perceber que a sua barriga está um pouco enrugada e que você não possui mais curvas na região da cintura. Mas não se preocupe. O corpo é uma excelente máquina e, dia após dia, você vai perder um pouco da gordura acumulada durante a gravidez.