Clínica Geral

Entenda a diferença entre clamídia e candidíase

Por Redação Doutíssima 14/10/2013

barbie

Muitas mulheres ainda confundem clamídia e candidíase, apesar de a clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo, sintomas que podem ocorrer nos dois quadros.

 

Entenda a diferença

Causada por um fungo, o Candida albicans, a candidíase causa coceira, secreção esbraquiçada e pode acarretar inchaço e vermelhidão na vagina e na vulva e geralmente está diretamente ligado à queda de imunidade. Já a clamídia é causada por uma bactéria, a Chlamydia trachomatis. Na maioria dos casos, a clamídia não tem sintomas e em cada 10 mulheres, 7 só descobrem que sofrem da doença quando se deparam com casos de infertilidade, aborto espontâneo, parto prematuro ou ao dar à luz um bebê com conjuntivite.

Nós já falamos aqui da importância da higiene íntima para manter a flora vaginal equilibrada e capaz de proteger todo o aparelho genital, porém, muitas mulheres ainda ignoram e só dão importância à região quando algum problema aparece.

Veja agora alguns cuidados básicos para garantir a saúde genital

 

1) Prefira utilizar as calcinhas de algodão

As calcinhas de algodão, diferentemente das calcinhas fabricadas de produtos sintéticos, evitam que a vagina fique abafada, o que facilita a reprodução dos micróbios responsáveis pelas infecções. Evite permanecer muito tempo com biquini ou maiô molhados durante muito tempo, pois a umidade é provoca o mesmo efeito e pode auxiliar na proliferação de micróbios.

 

2) Não use roupas muito apertadas

As roupas muito apertadas pressionam e abafam os órgãos genitais e podem também auxiliar na reprodução dos micróbios causadores de infecções. Procure não usar calças de tecidos grossos com frequência. Deixe de lado o jeans um dia ou outro e alterne com saias e vestidos, que deixam a região mais arejada, ajudando a afastar os causadores de doenças.

 

3) Não use absorvente diário

Os absorventes diários literalmente sufocam a vagina. Caso esteja perto da ovulação ou em uma fase em que há mais corrimento, leve uma calcinha limpa na bolsa para que você possa trocar.

 

4) Papel higiênico

Muitas mulheres ainda não fazem isso, mas é muito importante passar o papel higiênico de frente para trás, indo da vagina em direção ao ânus.

 

5) Esqueça as duchas íntimas

Muitas mulheres que recorrem às duchas íntimas quando desejam fazer uma limpeza mais profunda, principalmente quando estão menstruadas ou quando têm corrimento mais intenso. Porém, isso pode prejudicar a flora vaginal, matando os micro-organismos que protegem a região.

 

6) Fique atenta ao usar sabonete íntimo

Existem muitas contradições no que diz respeitos aos sabonetes íntimos. Alguns especialistas dizem que é menos agressivo que os sabonetes comuns, porém há especialistas que acreditam que esse tipo de sabonete íntimo pode desregular a flora vaginal.

 

7) Procure dormir sem calcinha

Dormir sem calcinha proporciona algumas horas de aeração à região genital, o que previne a proliferação de fungos e bactérias.