Clínica Geral

Cifose deixa a pessoa corcunda. Saiba como tratar

Por Redação Doutíssima 06/11/2014

Todo mundo corre o risco de sofrer algum problema de coluna, principalmente em virtude da má postura. Com a correria e a agitação do dia a dia, nem sempre paramos para analisar como nos comportamos em relação à nossa postura corporal, o que pode se tornar um problema muito sério. A cifose é uma destas consequências.

cifose

Problema na coluna é grave e prejudica a qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

A doença, que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda, ocorre em virtude de um aumento errado da coluna vertebral. Visivelmente, a cifose se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa não tenha postura correta.

O momento em que mais se percebe os problemas ocasionados pela cifose é na terceira idade – sendo que, em pessoas idosas, a doença também surge em decorrência da osteoporose. No entanto, em alguns casos, os primeiros sinais aparecem durante a adolescência.

Má postura provoca cifose

O principal motivo da doença entre os jovens é a falta de cuidado ao se sentarem, o que faz com que adotem uma má postura. Jovens vítimas da doença de Scheurmann também podem desencadear a cifose.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de retomar a postura e voltar ao normal. No entanto, se a corcundez acompanhar a pessoa por anos sem a realização de um tratamento, a postura se torna parte da estrutura do corpo, dificultando as chances de voltar ao estado normal.

Como a principal causa da doença é a má postura, tanto ao sentar e andar quanto pela falta de condicionamento físico, pessoas que trabalham sentadas têm o mau hábito de não se sentarem de forma adequada, mantendo uma postura ereta, o que as torna mais suscetíveis à doença.

Adotar uma postura correta é fundamental para prevenir a cifose. Ao sentar, por exemplo, o ideal é que a pessoa a faça com os ombros retos, mantendo o peito para frente sem estufá-lo, deixando-o rente ao queixo.

Isto porque ao se sentar as pessoas costumam abaixar a cabeça, fazendo com que o queixo fique próximo ao pescoço, sendo esta uma das principais causas do desenvolvimento da cifose.

Tratamento da cifose

A cifose não apresenta sintomas e nem dores nas costas, devendo caber ao indivíduo observar sua. Ter os ombros caídos para frente é o principal sinal da doença que, neste caso, já se desenvolveu.

Como não existem sintomas que possam contribuir no diagnóstico precoce da doença, a pessoa só a sente quando se dá conta da má postura e condição de corcunda que adquiriu.

A forma do tratamento da cifose vai depender da causa do problema. No entanto, geralmente os pacientes precisam realizar exercícios de fisioterapia, que irão os ajudar a retomar a postura correta.

Em paralelo ao tratamento fisioterápico, a pessoa que sofre desta doença pode buscar o auxílio de pequenas medidas para ajudar no tratamento. Uma delas é trocar o colchão. O indicado é que o paciente passe a usar colchões mais firmes, que possam ajudar na correção da coluna.

O uso de coletes ortopédicos completa o tratamento, que geralmente dispensa a utilização de medicamentos. No entanto, em caso de dores durante o processo, é possível que o médico indique um tratamento medicamentoso em paralelo.