Clínica Geral > Saúde

Como cuidar bem do seu ouvido

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

telefones-para-deficientes-auditivos-2

Você se lembra do seu ouvido somente quando sente dores ou algum outro incômodo auditivo? É hora de conhecer (e cuidar!) deste órgão tão importante para nossa saúde.

Barulho. Buzina. Música alta. Gritos. Tudo isto faz parte do nosso dia-a-dia, já estamos acostumados. E é quase impossível, na rotina das grandes cidades, fugir de tudo isto. Há engarrafamentos todos os dias, discussões acaloradas, pessoas felizes e celebrando algo ou, ao contrário, se hostilizado. Você talvez não saiba, mas seus ouvidos sofrem com tudo isso. Veja como contornar situações inevitáveis para cuidar melhor da saúde dos seus ouvidos.

nc3a3o-querer-ouvir-ver

  • Música alta e ruídosQuando começa tocar nossa música preferida, automaticamente aumentamos o som (às vezes ao máximo). Este mau hábito prejudica o funcionamento do ouvido e pode ocasionar perda auditiva. E os ruídos? Não é possível fugir do trânsito caótico e barulhento? Seu trabalho é o retrato da poluição sonora? Invista em protetor auricular (os populares protetores de ouvido). Há muitos modelos confortáveis feitos de silicones a um preço acessível.
  • A cera é uma proteção A cera é resultado, dentre outras coisas, da descamação da pele. O produto final, o que chamamos cera, se acumula na parte externa do ouvido. A remoção da cera deve ser feita com muito cuidado, excluindo-se o uso de cotonetes, grampos e afins. O primeiro empurra a cera para dentro do ouvido atrapalhando o seu funcionamento. Grampos e outros objetos pontiagudos podem agredir os pequenos órgãos que fazem parte deste delicado sistema.
  • Excesso de umidadeO excesso de umidade dissolve a cera que temos no ouvido ocasionando inflamações e infeções por fungos. Tenha o cuidado de secar bem os ouvidos depois do banho e de ir à piscina.
  • EquilíbrioVocê sabia que o ouvido é responsável pela audição e também pelo equilíbrio? É ele que informa ao cérebro a posição em que estamos. Isto quer dizer que um problema auditivo pode ocasionar problemas de equilíbrio também.

 Todos estes cuidados devem fazer parte da nossa rotina. Muitas vezes agredimos nosso ouvido sem ao mesmo nos darmos conta. A exposição prolongada a ruídos e o mau cuidado pessoal pode levar a danos irreversíveis. Então cuidado e atenção com a saúde do seu ouvido, tá ouvindo?

Fonte: Minha vida, Abril Saúde

Enhanced by Zemanta