Filhos

Educar filhos gêmeos pode ser um desafio: veja 10 dicas

Por Redação Doutíssima 15/08/2014

Os pais de filhos gêmeos costumam cometer o erro de criar a dupla como se eles fossem apenas um. Gêmeos, por mais que sejam semelhantes fisicamente, possuem personalidades distintas. E esse é apenas um dos problemas que os pais encontram na hora de educar filhos gêmeos.

Evite erros ao educar filhos gêmeos

Ter um filho já causa muita preocupação e exige muitos cuidados. Dois, então, é trabalho dobrado. Mas seguindo as dicas deste artigo, você não terá grandes problemas na hora de educar filhos gêmeos. Ao contrário: notará que, além do trabalho, o amor também será em dose dupla.

educar-filhos-gêmeos

Educar filhos gêmeos exige que os pais atentem para a personalidade de cada um. Foto: Shutterstock

10 dicas para educar filhos gêmeos

1. Incentive a independência

Não trate os gêmeos como se eles fossem uma só pessoa. Cada um possui uma personalidade única e distinta. Possuem gostos musicais próprios, gostam de comidas que o outro não gosta, dentre uma infinidade de peculiaridades. Não os obrigue a serem iguais.

2. Não os confunda

Não faz bem para a autoestima dos filhos serem confundidos. Para evitar situações embaraçosas, não vista as duas crianças com a mesma roupa.

3. Cortes de cabelo diferentes

Quando os gêmeos estiverem maiores, deixe que cada um corte o seu cabelo como quiser. Além de trazer personalidade à criança, isso permitirá que os pais os diferenciem.

4. Presentes diferentes

A ideia até pode ser boa, mas não dê presentes iguais aos seus filhos para evitar possíveis reclamações. Analise a personalidade de cada um e os presenteie conforme os seus gostos pessoais. Conhecer a identidade de cada filho é o primeiro passo para educar filhos gêmeos.

5. Cada um com a sua vida

Outro aspecto importante é que cada um tenha a sua vida, independente do irmão. Eles precisam ter os seus amigos, a sua rotina e os seus lazeres. Forçar a dupla a fazer as mesmas atividades e a ter os mesmos amigos pode não ser saudável.

6. Cada um em uma sala de aula

Se for viável, coloque cada irmão para estudar em uma escola. Assim, cada um terá o seu grupo de amigos e ambos poderão manifestar as suas diferenças. Se não for possível matricular os gêmeos em escolas diferentes, ao menos tente deixá-los em turmas separadas.

7. Não faça comparações

Se um filho está indo bem na aula e o outro não está acompanhando o ritmo, evite as comparações. O mesmo vale para o comportamento em geral. Em frente a obstáculos, cada um agirá de uma forma diferente. Na hora de educar filhos gêmeos, ter essa sensibilidade é primordial.

8. Não interfira em brigas

Evite tomar partido nas brigas entre os irmãos. Eles devem resolver suas pendências sozinhos. Intrometa-se apenas se o conflito sair de controle.

9. Exija igual

Se você exige um comportamento ou nota escolar de um dos irmãos, exija o mesmo do outro. Independente do nível de dedicação, que pode variar entre eles, a exigência deverá ser sempre a mesma, sob o risco de estar “puxando o saco” de algum. Educar filhos gêmeos é isso: não dar o braço a torcer e manter o pulso firme.

10. Não castigue os dois pelo erro de um

Se um dos filhos aprontou alguma coisa, coloque somente ele de castigo. Nunca castigue o outro sem nenhum motivo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!