Hoje não vamos nos deter muito no que é a afta, suas causas, sintomas ou tratamentos. Me senti na necessidade de falar somente sobre as pomadas e certas misturas que são usadas para “tratar” a afta e alguns outros produtos que são usados.
Para quem já teve, sabe o quanto dói uma afta e existem pessoas que são acometidas por várias ao mesmo tempo. Elas vão desde simples feridas que causam dor ao comer ou beber algo, até mesmo dores muito fortes prejudicando alimentação e o dia-a-dia da pessoa. Para entendermos a função das pomadas, precisamos primeiro entender as causas das aftas.
As principais causas das aftas são:
– Mais comuns em mulheres. Só o fato de você ser mulher já é uma causa.
– Tem fator familiar envolvido. Difícil de saber se devido fatores genéticos ou uma exposição à um agente causador em todos os elementos da família ou mesmo os dois fatores em conjunto.
– Pode ser causada por pequenos traumas.
– Pode ser causada por outros fatores como problemas do sistema digestivo, alergias, sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12 e até o estresse.
O que deve fazer além de usar as pomadas ou as misturas milagrosas?
– Evite comer alimentos apimentados nem muito condimentados ou mesmo ácidos.
– Enxaguantes bucais sem álcool ou água com sal podem ajudar.
– Beber muitos líquidos ajuda bastante.
Curas caseiras milagrosas (não sou muito de acordo com essas coisas mas existem e você precisa conhecer):
– Alguns misturam água com água oxigenada na proporção de meio a meio. Aplica-se a mistura na afta com auxílio de um cotonete, não é para bochechar.
– Existem os que colocam leite de magnésia várias veze ao dia em cima da afta.
– Já ouvi pacientes que utilizaram o Benadryl que serve para alergias, misturado com leite de magnésia. Essa mistura seria bochechada por 1 minuto e depois cuspida.
O que é certo que vai lhe ajudar?
– A primeira coisa é ir consultar com um dentista ou médico para poder fazer exames mais completos e poder tratar o problema como um todo bem como, lhe medicar.
– Pomadas receitadas pelo seu dentista como o oncilom-A orabase, o Daktarin gel oral, o Mud oral ou o gingilone. Com ações variadas, podem lhe dar tranquilidade enquanto o ciclo da afta se finaliza. Agem tanto na proteção do local quanto quimicamente.
– Enxaguante bucal com clorexidina. Alguns bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são muito bem aceitos pelos paciente, com excelentes resultados.
É importante que você entenda que as aftas tem um ciclo de no máximo 2 semanas, você precisa ter paciência e usar esses medicamentos que comentei como paliativos até que a ferida desapareça por completo. O cilo das aftas pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo na mesma pessoa com várias aftas. É importante evitar tudo que possa agredir a afta e proteger a ferida para que não demore mais a se curar.