Guia dos Dentes

Confira dicas práticas para o melhor uso da dentadura no dia a dia

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

O uso de dentadura é a melhor opção para quem, por algum motivo, perdeu seus dentes. Por meio da prótese dentária, a pessoa consegue ter uma vida normal, podendo comer e falar normalmente, além de poder estampar seu sorriso.

dentadura

Veja como usar a dentadura de maneira discreta e sem problemas. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, antes de se adaptar à prótese, é possível que haja algumas dificuldades. Por isto é importante conhecer algumas medidas que podem ajudar para o melhor uso da dentadura no dia a dia.

 

Como usar a dentadura corretamente

 

Uma das queixas mais comuns entre as pessoas que fazem uso da prótese dentária é a de que ela está frouxa dentro da boca, o que geralmente ocorre em decorrência do tempo que se leva para que os músculos das bochechas e da língua aprendam a manter-se na posição correta.

 

Outros problemas que costumam ser recorrentes entre os usuários de dentaduras são o aumento de salivação, irritação e feridas. Mas apesar de causarem mal estar inicial, estes registros, na maioria dos casos, costumam ser passageiros, desaparecendo em pouco tempo.

 

Para facilitar este processo de adaptação, a pessoa pode inserir em sua rotina algumas recomendações, inclusive para se alimentar. Dar preferência a alimentos moles cortados em pedaços pequenos, por exemplo, auxilia no uso da dentadura, assim como a sua manutenção.

 

Evitar alimentos quentes ou duros, ossos e cascas com pontas afiadas também ajuda a fazer um melhor uso do aparelho no dia a dia.

 

Outra dica que pode beneficiar quem usa a prótese é mastigar os alimentos ingeridos dos dois lados da boca, pois esta medida evita que ela se desloque. No entanto, assim que a musculatura da boca se adaptar à novidade, é possível voltar gradualmente à dieta normal.

 

Medidas para se adaptar à dentadura

 

Uma dica que pode ajudar na adaptação à dentadura para falar é praticar a ação em voz alta e repetir palavras complicadas. Outra medida recomendada é a de falar devagar, pois isto evita que ela faça barulho dentro da boca.

 

No caso da prótese ficar frouxa e escorregar, recomenda-se reposicioná-la mordendo delicadamente e engolindo. De qualquer forma, ao fazer uso de dentadura o indivíduo deve fazer um acompanhamento periódico com o dentista.

 

Para se conviver bem com novidade e conseguir obter um melhor uso dela no dia a dia, basta seguir 5 dicas. A primeira delas é manter a boa higienização da prótese. Procure escová-la sempre após as refeições com a escova dental e pasta de dente. A dentadura acumula alimentos, o que pode causar mau hálito.

 

Outra medida a ser adotada é a de sempre retirar a prótese antes de dormir. Para conservá-la, mantenha-a em um recipiente com água. Com isso, a gengiva “descansa” após o uso diário, o que garante a saúde bucal.

 

A dentadura deve ser trocada a cada cinco anos. No entanto, é indicado que o usuário consulte o dentista de seis em seis meses para avaliação. E, ao substituir a antiga por uma nova, é preciso fazer uma adaptação da fala novamente. Por fim, usar pastilhas efervescentes ajuda a limpar o aparelho.