Guia dos Dentes

Higiene bucal de A a Z

Por Redação Doutíssima 01/11/2013

or-1

Qual o jeito certo de escovar os dentes? Escovo muito meus dentes mais continua me dando cárie e inflamações na gengiva, o que estou fazendo de errado? Posso usar bochecho com álcool, sem álcool, com coloração ou neutro? Quantas vezes ao dia preciso escovar os dentes? Essas são algumas das questões frequentes sobre higiene bucal e hoje vamos bater um papo sobre todas essas questões que nossos leitores apresentam.

or-5

Temos que entender que existem várias formas de escovação dentária, vou dar o passo a passo da que considero mais eficaz e para todas as idades:

– Colocar pasta na escova, algo em torno de uma gota grande para os grandes e uma gota pequena para os pequenos

– Começar com movimentos rotatórios(bolinha) em toda a superfície externa do dente(entre o dente e a bochecha) cerca de 10 movimentos por cada região de 2 dentes

– Escovar fazendo um vai e vem(trenzinho) na região aonde os dentes mordem, região oclusal, lembre-se que tem que fazer dos dois lados embaixo e nos dois lados em cima.

– Faça os movimentos de expulsão(vassourinha), da gengiva para a ponta do dente e toda a parte interna dos dentes, perto do céu da boca e da língua

– Nessa fase se torna importante escovar a língua, cerca de 10 passagens de escova ou de limpador língua

– Finalizamos com bochecho somente com água para tirar o excesso de pasta dental

– Em alguns casos pode-se usar diariamente o enxaguante bucal que existe nas mais diversas marcar e sabores

or-2

Essa é a sequência que eu recomendo para uma limpeza completa da cavidade bucal, de forma relativamente rápida e muito eficaz. Após alguns dias de treinamento, você já terá memorizado essa sequência de escovação e poderá fazer rapidamente e com eficácia.

Não esqueça que deve escovar os dentes sempre após as refeições principais e caso coma entre as refeições, terá que escovar após os lanches também, principalmente se a alimentação for com muita quantidade de açucares(principais causadores da cárie).

or-3

Ao longo do dia, alimentos como a maça são aliados na limpeza da cavidade bucal, chicletes sem açúcar também auxiliam na remoção de alimentos retidos.

Infelizmente apenas uma minoria da população mundial faz uso do fio dental e não percebe a grande importância do mesmo na limpeza de espaços aonde a escova dental não alcança.

or-4

O necessário para ter uma boa saúde bucal é muito pouco e fácil de executar ao longo do dia, basta um pouco mais de paciência e compromisso do paciente com a sua saúde bucal.