Nutrição

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

bread-21444_1280

Você tem se alimentado bem ultimamente? Consegue se lembrar qual foi a última vez em que você fez uma refeição saudável?

Com a correria do dia-a-dia, é comum não termos tempo para realizar refeições corretamente. Muitas vezes, sem tempo acabamos optando por um sanduíche ou algum prato de restauração rápida, o que não é saudável, pois todos sabemos que o nosso cérebro precisa de energia para que as nossas atividades diárias sejam realizadas corretamente. Por esse motivo, a Doutíssima preparou algumas dicas para te ajudar:

1 – Uma alimentação saudável deve ser seguida por uma dieta balanceada – As refeições do nosso dia devem conter carboidratos, vegetais e proteínas.

2 – Evitar junk food – Ao invés disso, coma alimentos saudáveis e ricos em nutrientes – Se você costuma comer fast food, deve saber que uma refeição como esta possui uma grande quantidade de calorias, muitos carboidratos e normalmente poucos vegetais, proteínas ou ômega-3.
o-que-e-uma-dieta-balanceada

É  cientificamente provado que a falta de vitamina D em nosso corpo pode trazer fraqueza muscular, afetar o colesterol e outros metabolismos, Algumas doenças tem sido associadas à carência de vitamina D, como por exemplo a depressão. Então, para aumentar o nível dela, tome Sol. Muita gente não sabe, mas a melhor fonte de vitamina D é o Sol, por isso caminhar por cerca de 20 minutos em dias ensolarados pode te ajudar bastante.

4 – Inclua cálcio nas suas refeições – O cálcio é essencial para a nossa saúde, sua principal função é a manutenção dos ossos e dentes. Algumas doenças provocadas pela falta de cálcio como a osteoporose (perda de massa óssea que pode ocasionar fraturas), assim como o raquitismo (conhecido como ma formação dos ossos no período de crescimento); dentre outras.

As plantas verdes escuras são uma das melhores fontes de cálcio, então abuse dos alimentos verdes como brócolis, agrião, couve, rúcula, salsa, algas, entre outras. O leite também uma fonte de cálcio, porém, a digestão deste é mais lenta.

5 – Escute o seu corpo – Certamente você não tem comido de maneira inadequada por conforto. A dica é não coma por impulso, evite “beliscar” entre as refeições, coma quando você realmente estiver com fome.

6 – Tenha consciência de que toda mudança no início é desagradável – Começar uma dieta ou mudar o seu estilo de vida, pode parecer difícil no começo, afinal você começa a se acostumar ar pouco a pouco com novos hábitos. Neste caso, persista e comprometa-se com a sua dieta, com o tempo você vera que seu esforço será recompensado.

7 – Procure saber sobre o seu índice de glicemia – O alto nível de açúcar no sangue pode provocar doenças como o diabetes. Além de evitar alimentos muito açucarados, é importante entender o que é o índice de glicemia. Você pode encontrar muitas informações pela internet.

8 – Não sature – Vá com calma, siga os passos dia por dia e não se desespere. Você vai chegar ao resultado esperado se tiver força de vontade e paciência.

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer