Nutrição > Receitas > Slider Home

Aprenda a fazer quentão fit e tradicional

Por Redação Fortíssima 18/07/2016

As festas de São João podem trazer péssimas consequências para a sua dieta. Se você está firme e forte na academia, não dá para furar na alimentação. Para não deixar as comemorações de lado e aproveitar com todos os seus amigos, está na hora de aprender como preparar um quentão fit e zero açúcar.

A receita leva ingredientes com ação termogênica. O gengibre e a canela, por exemplo, aceleram o metabolismo, aumentam a queima de gordura e não influenciam negativamente na dieta. É por isso que essa bebida é perfeita para o inverno. Ela é gostosa, quentinha, saudável e diet.

A seguir, confira o passo a passo de como preparar um quentão fit. De quebra, veja os detalhes da receita tradicional, feita com suco de uva e especiarias. Afinal, nem todo mundo está na onda da alimentação saudável.

Quentão fit

O quentão fit pode ser guardado na geladeira e aquecido ao longo do dia. Foto: iStock, Getty Images

Quentão fit

Ingredientes

300 ml de água

1 colher de sopa de adoçante para forno e fogão

Casca de 1 laranja

Casca de ½  limão

1 colher de sopa de gengibre em pedacos

Cravo-da-índia a gosto

Canela em pau a gosto

½ maçã fuji cortada em pedaços

Modo de preparo

Junte a água, o adoçante, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela em uma panela. Mexa bem e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Esse é o tempo necessário para que os ingredientes soltem os seus sabores e aromas. Desligue o fogo e passe por um coador.

Coloque o quentão em uma garrafa ou jarra e adicione os pedaços de maçã cortada. Deixe agir por cinco minutos. Despeje em uma xícara e beba ainda quente. O quentão fit pode ser reservado na geladeira e aquecido sempre que você quiser. Quem preferir, ainda pode coar novamente e beber apenas o líquido.

Quentão tradicional

Essa é a receita que faz sucesso durante os meses de junho e julho. O quentão tradicional leva o suco de uva e algumas especiarias que garantem sabor e aroma surpreendentes. A seguir, veja como preparar.

Ingredientes

500 ml de suco de uva

1 litro e ½ de água filtrada

1 xícara de chá de açúcar mascavo

10 cravos-da-índia

100 g de gengibre picado

2 pedaços de canela em pau

2 limões cortados em rodelas

Modo de preparo

Misture o suco de uva, a água e o açúcar em uma panela. Leve para o fogo e deixe ferver por alguns minutos. Acrescente o cravo, gengibre, paus de canela e o limão. Mexa bem e aguarde por 10 minutos. Desligue o quentão e aguarde amornar. Coe e esquente novamente para beber. Vale finalizar com uma pequena quantidade de canela em pó.

E você, prefere o quentão fit ou a versão tradicional? Deixe um comentário!